Márcio Martins agradeceu seus pares pelo apoio, mas afirmou que houve quem quisesse sua cassação. Foto: CMFor

O vereador Márcio Martins (SD) retornou à tribuna do Plenário Fausto Arruda, na manhã desta quinta-feira (01), para repercutir a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, que revogou processo de cassação de seu mandato. De acordo com o parlamentar, apesar do processo pelo qual passou, faria tudo novamente, visto que em sua avaliação, o caso tem relação com uma ajuda que fez à população de seu colégio eleitoral durante o período mais crítico da pandemia.

Segundo ele, a classe política, devido ao que foi feito no passado, tem-se a “presunção da culpa”, principalmente, pela opinião pública. Conforme informou, isso faz com que a população entenda que houve malversação.

“Volto após um dos momentos mais difíceis da nossa vida política. Tentaram tomar nosso mandato. Quando se fala a palavra cassação, atribui-se logo que você foi desonesto, corrupto, que desviou dinheiro público. A tentativa de cassação do meu mandato se deu porque no período em que o mundo mais sofreu eu estendi a mão a pessoas que necessitavam”, disse.

Segundo informou, durante a pandemia, muitas pessoas trabalharam com a caridade durante o ano de 2020. “Eu faço isso há 15 anos na minha região Como eu iria olhar para as pessoas e dizer que não podia ajudá-las. Naquele momento autônomos passavam fome. O abuso do poder econômico no qual é atribuído a mim, R$ 4,2 mil. Houve uma campanha de arrecadação solidária e eu tinha que aparecer porque as pessoas confiavam na minha imagem”, disse.

Ao se dirigir ao presidente da Casa, Gardel Rolim (PDT), Márcio Martins reconheceu que o dirigente da Casa o auxiliou. “Venho a público dizer que vossa excelência foi parceiro, amigo, me deu a mão. Inclusive, aqueles que não acreditavam na possibilidade de um 2 a 0 virar um 4 a 3, mas não deixaram de me enviar uma palavra de consolo”.

“Se tivesse de fazer de novo, eu faria, ainda que tenha passado por momento muito duro”, disse Márcio Martins. De acordo com ele, dos 43 vereadores da Casa, ao menos 95% estiveram do seu lado, enquanto que 5% ficaram contra ele. “Os 5% que trabalharam contra mim eu vou deixar que a lei da natureza se encarregue, a lei divina e a lei natural, que é da ação e reação”.

Políticos

Outros parlamentares se solidarizaram com Márcio Martins, alguns lamentando o fato de que os vereadores estão sendo punidos por qualquer motivo. Segundo Bruno Mesquita (PL), políticos têm tido receio de realizar algumas ações por temer determinadas punições. Ele também criticou colegas que teriam atuado contra o mandato de Martins. “Se fosse comigo eu diria os nomes. Esses que tentaram fazer isso com vossa excelência têm que lembrar que o poder passa”.

“Eu não posso não reconhecer o quão dedicado, comprometido vossa excelência é com as pautas de seu mandato. Você é um vereador presente e isso faz uma diferença enorme para a cidade de Fortaleza. A Câmara Municipal tem em vossa excelência um dos mandatos mais atuantes, porque consegue estar no plenário, nos bairros, vai atrás das coisas. Vossa excelência tem um legado importante para a cidade. Com a decisão do Tribunal, tivemos a certeza de que a Justiça foi feita”, afirmou Gardel Rolim (PDT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.