Sampaio destaca que bolsonaristas estão incomodados com processo de inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Foto: ALCE

Presidente do PT de Fortaleza, o deputado Guilherme Sampaio (PT), que se manteve na Assembleia, exercendo o mandato de deputado com a licença de Júlio César Filho (PT), afirmou que existe uma estratégia de comunicação fascista nas críticas feitas pelos bolsonaristas da Assembleia Legislativa. Segundo disse, a intenção dos aliados de Jair Bolsonaro tem como objetivo tirar o foco do processo de inelegibilidade do ex-presidente da República, em discussão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Muitos dessa oposição estavam apoiando um Governo que tinha mal cheiro, um Governo que fedia. O problema desses pronunciamentos que nós estamos assistindo ao longo dos últimos dias é a catinga do Governo Bolsonaro, que está subindo. É o tic-tac do relógio que está batendo. A Papuda talvez receba, brevemente, o ex-presidente para pagar por seus crimes”, disse.

Segundo disse, há uma estratégia de comunicação fascista à brasileira que tem como ideia principal repetir uma mentira várias vezes até que ela possa ser entendida por alguns como verdade. “Estamos assistindo isso aqui cotidianamente. É preciso entender o que há por trás disso. Qual a necessidade de pautar o parlamento em ataques ao PT? Qual necessidade de atacar a honra, honestidade de quadros do PT? Será zelo com a honestidade com a coisa pública?”, questionou.

Ele lembrou que o partido com maior número de investigados em Brasilia é o PL, sigla de Jair Bolsonaro, sendo seguido pelo PP e depois pelo MDB. “Espero que a Justiça dê a esses investigados o que não assegurou ao presidente Lula, o direito à ampla defesa em um processo justo. O problema aqui não é o combate à corrupção, não é denúncia em relação à honestidade e lisura dos quadros do PT”, apontou.

Para o petista, a estratégia de comunicação do fascismo brasileiro tem como objetivo “martelar” uma inverdade até que ela seja entendida como verdade. “O que não se quer é que a população veja nesse momento a pauta, que é a inelegibilidade do ex-presidente. A inelegibilidade pelas infrações que cometeu, abuso de poder político usando a estrutura do Governo Federal”.

“Isso é só a porta de entrada para o tic-tac do relógio, que conta as horas para Bolsonaro e bolsonaristas. Por isso estão desesperados, usando e abusando da retórica. Aqueles que defenderam esse Governo que fede, estão associados a um projeto político que vai responder nas barras da cadeia” – (Guilherme Sampaio)