Deputado estadual Carmelo Neto completa 22 anos em 15 de setembro de 2023. Foto: ALCE

O deputado estadual Carmelo Neto, cujo mandato foi recentemente cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelo fato de o seu partido, o PL, ter desrespeitado a lei de cotas, completa 22 anos no dia 15 de setembro próximo. O nome do deputado é um dos citados como prováveis candidatos à Prefeitura de Fortaleza, no pleito do próximo ano. Ele admite a disputa, mas também avalia a possibilidade de ser candidato a deputado federal. Reconhece que é muito jovem para assumir a responsabilidade de um cargo executivo.

A ele algumas pessoas já citaram a frase acima, atribuindo ao advogado Saulo Ramos, autor do livro “Código da Vida”, o principal articulador para que o ex-presidente José Sarney indicasse o nome do ministro Celso de Melo, para o Supremo Tribunal Federal, quando este tinha idade mínima para integrar a principal Corte da Justiça brasileira, ou seja, apenas 35 anos. Saulo Ramos era o advogado mais próximo do presidente. Era Ministro da Justiça na época, e já houvera ocupado o cargo de Procurador-geral da República, desde quando a instituição era denominada de Consultoria-geral da República.

Celso de Melo era uma espécie de segundo de Saulo Ramos, na estrutura do jurídico da presidência da República. De tanta insistência, Sarney um dia diz a Saulo Ramos que o seu indicado, Celso de Melo era muito novo, portanto poderia esperar uma outra vaga. Ato contínuo Saulo responde: presidente a idade dele é um defeito que o tempo corrige. Sarney não teve outra saída e acabou indicando o ministro para a vaga no Supremo. Carmelo Neto ouviu esse relato de alguém ou de alguns, e passou a admitir disputar um novo mandato não em 2024, mas em 2026, quando deverá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, pois sua idade não permitirá concorrer a outro cargo (governador e senador). Só quem tem 35 anos pode ser eleito governador, senador ou presidente.

Mesmo com a pouca idade, o deputado Carmelo Neto é um dos poucos políticos cearenses com um bom cabedal de conhecimentos. Ele, e muitos outros admitem que, concorrente a prefeito de Fortaleza, ele seria uma grande incógnita ( ou 8 ou 80). Numa avaliação mais realista entendem alguns que ele não deveria se expor. Tem muito tempo para disputar um cargo majoritário sem que ninguém o questione dizendo ser muito novo para tal empreitada. Sem dúvida, o rápido mandato de vereador de Fortaleza o ajudou a ter a expressiva votação em 2022, e, continuando desempenhando bem o mandato de deputado, boa votação obterá em 2026.