Membros do MDB do Ceará durante reunião realizada no fim de semana em Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram

Nas eleições municipais de 2020, o MDB não conseguiu eleger um vereador sequer para a Câmara Municipal de Fortaleza. Ainda que tenha tido cinco gestões na Capital sob o seu comando, o partido foi perdendo espaço no Município nos últimos anos até ficar sem nenhum representante no Legislativo. Para 2024, a agremiação pretende dar a volta por cima e eleger quadros para a Casa.

Apesar de apostar em novos ventos para a política partidária interna, o MDB reconduziu, no fim de semana, o deputado federal Eunício Oliveira, que comanda o partido há 24 anos. De acordo com o deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), o grêmio será de fundamental importância para a disputa eleitoral do próximo ano em Fortaleza, seja apresentando nomes para a Câmara Municipal ou até mesmo estando na chapa majoritária, com um candidato a prefeito ou a vice.

“O partido está voltado para as eleições na Capital. Estamos com um grupo forte, nos articulando. Alguns colocaram nome para a disputa estadual pensando na disputa municipal. Alguns vereadores de mandato, inclusive, já nos procuraram”, confessou.

O parlamentar é otimista quanto ao futuro do MDB na Capital e destaca que o partido, atualmente, tem a vaga de vice-governadora do Estado, o que em sua avaliação pode contribuir para voos na Capital, com o apoio do governador Elmano de Freitas. “Talvez a gente possa, com essa aliança, com essa união, unindo os partidos que fazem parte da base aliada do governador Elmano, a quem temos aliança clara. Mas sem amarras para, obviamente, fazer o bom debate  e fazer com que o partido possa disputar até mesmo uma cadeira no paço municipal”.

Nos últimos anos, porém, o resultado nas urnas não foram muito bons para o MDB de Fortaleza. Há cerca de 20 anos, em 2004, o partido elegeu o maior número de vereadores para a Câmara de Fortaleza, totalizando sete parlamentares. No pleito de 2008 esse total foi reduzido para quatro, mantendo o mesmo número em 2012. Em 2016 foi eleito apenas um e em 2020, nenhum.

Oliveira avalia o resultado desses números como “natural” e quem não disputou eleição para prefeito. No passado,como lembrou, quando Juracia Magalhães e Antônio Cambraia eram prefeitos, a sigla tinha mais cadeiras na Casa.  “Assim como na eleição para governador no ano passado, temos nomes importantes para a próxima eleição em Fortaleza. Se não numa cabeça de chapa, de repente, para uma vice”, disse.

“O MDB tem muito a contribuir, a discutir. Para que a gente possa, diante da aliança montar, com estratégia precoce, apresentar nossos nomes. Não estamos tão disantes das eleições, porque passa rápido. Em 2024, diante daquilo que estamos trabalhando, vamos estar firmados nessa eleição e queremos fortalecer o partido na Capital e fazer com que cresça na nossa Fortaleza” – (Danniel Oliveira)