Izolda Cela. foto: Reprodução

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela disse nesta segunda-feira (29/05), na abertura do Fórum Reconstrução da Educação, realizado pelo Estadão que a expectativa do Ministério da Educação era que o Fundeb ficasse fora do Arcabouço Fiscal. O texto do novo arcabouço fiscal inclui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica na regra que irá limitar os gastos do governo.

Questionada sobre sua opinião sobre o assunto, a secretaria destacou a fala do ministro da Educação, Camilo Santana, que se pronunciou no sentido de que a perceptiva é de que a Educação e Saúde não tenham perdas, por estarem fora daquele teto de gastos estabelecido em relação a crescimento de orçamento.  “A expectativa é que não tenhamos percalços em relação ao que está previsto no próximo ano”, disse.

Izolda Cela relembrou uma entrevista que deu quando ainda era secretaria de educação do Estado do Ceará sobre recursos e orçamento, onde disse que “com o que se tem, é possível fazer”.  “A manchete foi assim, ‘secretaria diz que não precisa de mais recursos”, recordou.

Ela afirmou novamente que nessa situação “com o que se tem, será possível fazer”, mas com as perspectivas que temos e os desafios de um repuxo maior e de qualidade, nós defendemos sim mais recursos para educação.