O foco do projeto Ouvidoria Educativa são os estudantes que visitam a ALECE, mas há perspectiva de participação das sessões itinerantes realizadas pela Casa em diversos municípios cearenses. Foto: Reprodução/ALECE

Incentivar a participação política dos jovens por meio da sugestão de projetos que podem ser debatidos na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) é um dos objetivos do projeto Ouvidoria Educativa, iniciado nesta semana pela Ouvidoria Parlamentar da Casa.

A ação é realizada em parceria com o Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), que promove o projeto O Parlamento e Sua História e recebe grupos de estudantes para conhecer os diversos espaços da Alece.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria Parlamentar, Isabel Chaves, a proposta é aproveitar a visita dos alunos para incentivar a consciência crítica, a pesquisa sobre questões políticas e participação nas questões do Estado.

”A ideia é que o aluno seja motivado a estudar e a propor, sugerir projetos de lei, projetos de indicação de forma que ele identifique no grupo que ele participa algum problema, alguma lacuna e possa sugerir aos deputados para que apresentem alguma proposição para solucionar aquele problema”, explica.

As sugestões dos estudantes serão recebidas pela Ouvidoria Parlamentar e enviadas para a Mesa Diretora da Alece e parlamentares. A coordenadora aponta que a Ouvidoria Parlamentar é um canal de comunicação entre a sociedade e o Parlamento cearense, dessa forma, o projeto permite que os jovens proponham melhorias para a sociedade por meio do órgão.

Na avaliação de Isabel Chaves, ao fomentar a participação no Parlamento, o projeto incentiva o exercício da cidadania pelos jovens, contribuindo com a vida escolar e profissional. Neste primeiro momento, o foco do projeto Ouvidoria Educativa são os estudantes que visitam a ALECE, mas há perspectiva de participação das sessões itinerantes realizadas pela Casa em diversos municípios cearenses.

O que é? 

A Ouvidoria Parlamentar atua como canal de interlocução entre os cidadãos e o Poder Legislativo, colaborando para a fiscalização, regularidade e eficiência dos procedimentos legislativos e administrativos.

O deputado estadual Leonardo Pinheiro (Progressistas) é o ouvidor da ALECE no biênio 2023/2024. O órgão recebe sugestões, críticas, denúncias, reclamações e elogios, que podem ser enviados de forma presencial, virtual (pelo site da ALECE), assim como por telefone e e-mail.

Os contatos da Ouvidoria são (85) 3257.9797 e (85) 98175.9571 (WhatsApp), o e-mail é [email protected]. A Ouvidoria fica no anexo II da Alece (rua Barbosa de Freitas, nº 2.674 – Dionísio Torres).

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará