O tema educação também ganhou destaque na fala dos vereadores. Foto: Reprodução/ Érika Fonseca

A campanha Maio Laranja, que tem como objetivo conscientizar a população e promover ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi o tema destacado na fala do vereador Ronaldo Martins (Republicanos), durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Fortaleza, na última quarta-feira (3).

”Falamos aqui de um assunto muito delicado e que precisa ser abordado com muito cuidado e seriedade. É uma das mais graves violações dos direitos humanos e que precisa ser combatida com firmeza por toda a sociedade. Enquanto deputado estadual participei da CPI que investigou e denunciou diversos casos que estavam acontecendo em nosso Estado. Foi algo impactante e que mostrou a necessidade de intensificarmos ainda mais as ações de combate à esse crime. Não podemos nos calar diante dessa violência, precisamos unir forças e garantir que as nossas crianças possam crescer em um ambiente seguro e saudável”, destacou o parlamentar reiterando o compromisso com a pauta.

É importante salientar que ontem, 3 de maio, se comemorou o Dia do Parlamento, o vereador Danilo Lopes (Avante) fez um resgate da sua trajetória na política, e apontou a importância da abertura de diálogo pela gestão municipal, para ouvir os reclames da população.

”Sou muito feliz por estar no Parlamento de Fortaleza, trabalhando por nossa cidade, trabalhando pelos cidadãos, de estar na Câmara Municipal de Fortaleza debatendo e estando com vocês vereadores. Muito obrigado pelos ensinamentos e espero que a gestão escute o que é falado nesta Tribuna, pois estou aqui para lutar pela melhoria da qualidade de vida da nossa população”.

Já o vereador Lúcio Bruno (PDT) citou a matéria publicada hoje no Diário do Nordeste, que fala sobre as consultas, cirurgias e o tratamento na rede pública de oncologia e apontou que o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) tem sofrido com a falta de recursos por parte do Governo do Estado do Ceará. O parlamentar apontou que a Prefeitura hoje tem garantido, com o repasse de recursos, o atendimento de 80% dos pacientes assistidos pela unidade.

”50% do atendimento realizado pelo CRIO é dos fortalezenses e os outros 50% são de outros municípios do Estado, mas desde janeiro que não há nenhum repasse do Governo do Estado ao CRIO. Então a gente pede a sensibilização do governador Elmano para que os pacientes não saiam prejudicados”, pediu.

Educação

O vereador Luciano Girão (Progressistas) parabenizou a gestão do prefeito José Sarto (PDT) e a secretaria de educação Dalila Saldanha pelo pacote de obras anunciados para a área. O parlamentar afirmou que algumas demandas solicitadas por seu mandato serão atendidas, como a coberta da quadra das escolas Aldaci Barbosa e Irmã Simas e também a construção de uma creche na Sapiranga, que já está em fase de licitação

”Muito nos orgulha o rumo que a educação de Fortaleza está tomando, sendo tão bem gerida pela secretaria Dalila e pelo prefeito que estão fazendo uma verdadeira revolução, jogando os índices para cima, dedicando o melhor”, afirmou.

Já a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) solicitou à secretaria da Educação, a alteração no decreto que dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a parlamentar, o prefeito José Sarto (PDT) havia vetado o artigo da lei que condicionava a concessão do benefício à frequência de 100%, mas o decreto manteve essa condição.

”Semana passada subimos esta Tribuna para elogiar o prefeito Sarto por ter vetado na lei do auxilio da EJA,  o artigo que dizia que somente com 100% de frequência, os alunos teriam direito à bolsa e falamos como foi acertada essa decisão pois é impossível que alunos que trabalham o dia todo, que tem filhos consigam ter 100% de frequência. Do jeito que está é inoperante. Nós lamentamos e já encaminhamos ofício à secretaria para que seja publicado um novo decreto regulamentando a frequência em 75%”, disse.

O vereador Didi Mangueira (PDT) também se pronunciou sobre o assunto e afirmou que a concessão do auxílio foi amplamente debatida na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar apontou que o benefício visa estimular a frequência dos alunos e garantir o aprendizado, bem como combater os índices de evasão.

Posse da diretoria do Sinditáxi

O vereador Moura Taxista (PSB) agradeceu as autoridades que compareceram à posse da nova diretoria do Sinditáxi, e reafirmou o compromisso de lutar por melhorias para a categoria. O vereador também falou que prestigiou a abertura do 74º edição do Salão de Abril, realizada no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

”Fomos vitoriosos nas eleições do dia 3 de fevereiro e tomamos posse no último dia 28 de abril. Agradecer aqui as autoridades que comparecerem. A nossa expectativa é de travarmos muitas lutas e trazermos muitas conquistas para a nossa categoria. Já no sábado participamos da 74º edição do Salão de Abril e este ano foi homenageado o artista plástico cearense Leonilson. Foi um evento bacana, que contou com a participação do povo”, relatou.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza