O pedetista disse sonhar com a união entre Governo do Estado e Prefeitura para tratar dos problemas da saúde. Foto: ALCE

O tema saúde pública segue norteando os trabalhos na Assembleia Legislativa do Ceará. Na manhã desta quinta-feira (04), o deputado Cláudio Pinho (PDT) voltou a dizer que a área está sobrecarregada no Município de Fortaleza, devido os atendimentos que são feitos para a população do Interior do Estado. Ele pediu, mais uma vez, que Elmano de Freitas e José Sarto se unam em prol de uma solução para o problema.

O pedetista iniciou seu discurso citando uma suposta reunião que aconteceria entre Elmano e Sarto para tratar da Saúde em que disse que a parceria entre Município e Estado agregará mais de 50% dos investimentos da área. Logo em seguida, porém, o parlamentar afirmou que essas colocações não eram verdadeiras, apenas “um sonho de quem quer ver uma saúde que possa, realmente, atender aos cearenses”.

Ele rebateu críticas feitas por seus pares contra a gestão da Saúde na Prefeitura de Fortaleza e disse que o Município atende a demanda de todo o Estado. Para Pinho, o prefeito Sarto tem buscado atuar para debelar a crise no sistema e uma de suas ações foi o lançamento de um pacote de mais de R$ 130 milhões para reforma e melhorias nas unidades de Saúde da Capital.

“Dinheiro que será investido na construção de 16 novos postos de saúde, reforma de mais 96 postos, requalificação total de oito unidades, quatro novos Caps, sendo dois infantis e dois de atendimento geral, reestruturação de seis UPAs municipais, nove farmácias pólo, e chamamento de médicos para a atenção primária de saúde”, disse.

Ele também ressaltou que mais recentemente o prefeito anunciou que 21 pediatras estariam atendendo em postos de Fortaleza, sem a necessidade de agendamento, até o próximo mês. Pinho defendeu que equipes municipal e estadual de saúde se reúnam para trabalhar as demandas comuns da área e que as discussões políticas sejam deixadas de lado. “Vamos deixar para discutir eleições municipais em meados do próximo ano, pelo bem da população”, apelou.

Seu parceiro de dobradinhas nos discursos na Casa, o deputado Antônio Henrique (PDT), em aparte, defendeu o diálogo entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado, com o objetivo de solucionar os problemas na área. Segundo disse, caso o governador e o prefeito sigam “levando esse problema adiante, quem vai perder é a população de Fortaleza”.