A iniciativa quer aproximar o órgão da população, beneficiando em especial aos moradores da Região do Pici e bairros Vizinhos. Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta última quarta-feira (17), o projeto de indicação nº 108/2023, de autoria do vereador Raimundo Filho (PDT), para a implantação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Municipal no Cuca do Pici. A iniciativa quer aproximar o órgão da população, beneficiando em especial aos moradores da Região do Pici e bairros Vizinhos.

A proposta indica uma unidade do Sine Municipal para atender a população por meio de serviços voltados à intermediação de mão de obra, habilitação para seguro-desemprego, inscrição e encaminhamento para cursos de qualificação, criação de banco de vagas, inscrições para microempreendedores, recrutamento e seleção, dentre outros.

Raimundo Filho (PDT) justificou: “com postos oficiais em todo território brasileiro o Sine possui grande importância para toda a política de emprego do país. A finalidade principal é facilitar a transição dos trabalhadores entre os diferentes postos de trabalho e contribuir para sua reinserção no mercado de trabalho”.

“As ações desse órgão viabilizam a integração do sistema de emprego, trabalho e renda, sendo fundamentais para a integração das políticas públicas de emprego, estabelecendo um padrão de atendimento em todo território nacional, facilitando o acesso do trabalhador ao seguro-desemprego, à intermediação de mão de obra, à qualificação profissional, orientação profissional, certificação profissional, informações do trabalho, fomentos às atividades autônomas e empreendedoras”, explicou.

Fonte: CMFor