Presidente da Casa, Gardel Rolim precisou se manifestar para acalmar os ânimos de seus pares. Foto: CMFor

Os vereadores de Fortaleza voltaram a se estranhar, durante sessão ordinária, nesta quinta-feira (27), após o secretário Ferruccio Feitosa chamar Léo Couto (PSB) de “vereadorzinho” nas redes sociais. Após trocas de acusações, inclusive, sobre mentiras que teriam sido ditas na tribuna, o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT), precisou se pronunciar, se posicionando em defesa da Casa e pedindo respeito a todos.

Durante a sessão, em debate sobre nota de repúdio contra falas do presidente Lula, o vereador Eudes Bringel (PSB) chegou a sugerir que a Câmara também repudiasse o tratamento dado por Ferruccio a Léo. Presidindo a plenária, Bruno Mesquita (PL) chegou a sugerir que o ofendido fizesse o pedido e destacou sempre defender seus pares de ataques externos.

Léo Couto é chamado de “vereadorzinho” por secretário e colegas pedem respeito ao Legislativo de Fortaleza

Em seguida, o próprio Léo Couto chamou de “infeliz” as falas do líder do Governo, Carlos Mesquita, que chegou a dizer que o termo utilizado por Ferruccio foi de forma “carinhosa”.  “Vou seguir as palavras do presidente (da sessão) e quando algum secretário desrespeitar quem quer que seja, vou estar aqui para defender. A Câmara é quem representa toda a cidade de Fortaleza. Isso é o retrato da administração do Governo Sarto, é o reflexo. O prefeito Sarto tem o líder que merece”, apontou.

Em resposta, Mesquita lembrou que o prefeito Sarto já foi chamado de “satanás” e não contou com a solidariedade de vereadores. “Aí,quando se diz uma coisa, sem maldade, o tempo cai. É preciso que a gente saiba respeitar para ser respeitado”.

Ele ainda afirmou que Léo Couto teria mentido ao fazer críticas sobre buracos em uma via da cidade, visto que o reparo já teria sido feito antes de vídeo publicado em suas redes sociais. “O prefeito Sarto tem um líder que merece mesmo, porque não deixo uma crítica sem resposta. Eu posso até não ser o líder do Sarto amanhã, porque sou muito extremo. Agora, nunca diminuí nenhum vereador”.

Depois de muitos embates de um lado e outro, Gardel Rolim entrou em cena para pedir calma aos seus pares, defender o parlamento e fazer uma defesa do respeito entre os poderes. “Minha responsabilidade é de defender este parlamento, da forma respeitosa, que os membros desta Casa devem ser tratados. Os membros desta Casa precisam ser tratados com respeito. E digo isso com o peso no coração, porque conheço o secretário e sei da competência, é um amigo-irmão”.

“Não podemos aceitar que nenhum membro desta Casa seja tratado de forma pejorativa, de forma menor. Todos fomos eleitos pelo povo de Fortaleza. É isso que vim fazer aqui. Me solidarizar com o vereador Léo Couto. O ideal é que não precisássemos é estar aqui, fazendo esta fala. Mas é necessário para dar uma resposta para fora. Precisamos nos dar o respeito” – (Gardel Rolim)