Requerimento de autoria do vereador Bruno Mesquita foi aprovado por unanimidade em menos de 24 horas após ser protocolado na Casa. Foto: CMFor

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, na manhã desta quinta-feira (27), um requerimento de moção de repúdio às falas do presidente Lula tidas como capacitistas. A aprovação foi feita de forma unânime, sem qualquer contestação por parte dos parlamentares presentes, embora alguns vereadores que estavam ausentes, no momento da votação, tenham demonstrado insatisfação com a decisão da maioria dos vereadores.

Recentemente, em evento tratando de ataques nas escolas, o presidente Lula destacou que cerca de 15% das pessoas no mundo têm algum tipo de “deficiência mental”, termo já em desuso. “Se esse número é verdadeiro, se pega o Brasil, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problemas de desequilíbrio de parafuso. A qualquer momento pode haver uma desgraça”, disse o chefe do Executivo, gerando críticas da comunidade em defesa da pessoa autista.

O vereador Pedro Matos (PL) lembrou que Lula já havia relacionado o aumento da violência com acesso a jogos eletrônicos e disse que é preciso ao gestor aprender com seus erros. Autor do requerimento, Bruno Mesquita (PL) voltou a dizer que o presidente vem falando “muitas asneiras” e defendeu que o Governo Federal realize ações que reforcem o pedido de desculpas feito pelo petista, como o censo de pessoas com deficiência.

“Podemos aceitar suas desculpas, se o senhor criar uma equipe multidisciplinar federal onde cada posto possa ter uma equipe. Podemos aceitar, se vossa excelência fizer um centro padronizado para atendimento das pessoas autistas. Para dar celeridade no INSS para pessoas com deficiência. Aguardamos um pedido de desculpa com ação”, pontuou.

“E quando o presidente fala isso, o que ele, infelizmente, mais uma vez, diz? Já usou o termo errado de deficiência mental e depois de desequilíbrio de parafuso.Esta Casa está de parabéns por ter aprovado moção de repúdio à fala capacitista do presidente”, disse Jorge Pinheiro (PSDB). Priscila Costa (PL) também repudiou as falas do presidente, afirmando que ao se pronunciar daquela forma, Lula atacou milhares de pessoas que lutam em defesa da causa autista no País.

Apesar de chamar de “desastrosa, irresponsável e abusiva” as falas de Lula, o vereador Julierme Sena (UB) zombou da condição física do presidente, chamando-o de “nove dedos, nine”. O parlamentar ainda disse que o chefe do Governo Federal era quem estaria “com problemas mentais”. Eudes Bringel (PSB) destacou que o chefe do Executivo se desculpou em um gesto de humildade, coisa que não teria sido feita pelo seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro

“Alguns colegas  estiveram na tribuna criticando a fala do presidente Lula, mas não vi ninguém repudiar quando ele (Bolsonaro) ficava imitando pessoa com falta de ar, dizendo que não era coveiro… Não vi ninguém fazer essa fala criticando o presidente Bolsonaro à sua época”, lamentou.

A vereadora Adriana Almeida (PT) definiu as falas de Lula como “equivocadas” e destacou que, por se preocupar com seu povo, decidiu se retratar publicamente. “Acho que as desculpas dele merecem ser respeitadas e bem vindas. O fato de o Lula se retratar publicamente e colocar seu Governo a serviço para criar políticas de inclusão, a gente vê que não é apenas palavras, mas em ações”. Bruno Mesquita, por outro lado, destacou que essas ações ainda não foram implantadas.