Roberto Cláudio durante visita ao Hospital IJF II Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, candidato derrotado nas eleições de 2022 ao Governo do Estado, voltou a usar suas redes sociais para cobrar da gestão Elmano de Freitas respostas sobre o concurso público realizado para preenchimento de vagas na Fundação Regional de Saúde, a Funsaúde. De acordo com o dirigente político boatos dão conta de uma possível extinção do equipamento, criado através de Lei há três anos.

Conforme lembrou, no dia 24 de março de 2020, o Governo do Estado sancionou a Lei aprovada pela Assembleia Legislativa criando a Funsaude, que tinha como alguns dos seus propósitos, melhorar a qualidade de assistência no SUS do Ceará, e em especial, fortalecer a regionalização da saúde no interior do Estado. Ainda segundo disse, em 2021, o Governo anunciou concurso para seleção de 6 mil profissionais de várias carreiras, o que permitiria a ampliação da assistência à saúde e mais eficiência à gestão da área.

“Não há mais qualquer sinalização pública oficial quanto ao chamamento desses concursados. E o pior: surgem, mais recentemente, versões de uma possível extinção da própria Fundação, criada há cerca de três anos por lei estadual, o que traria potencialmente como consequência, a anulação do próprio concurso“, salientou.

“Se for o caso, como fica o compromisso com a população de que esse concurso seria uma oportunidade para ampliar atendimento clínico e cirúrgico, fortalecer a regionalização e melhorar a eficiência do SUS?” – (Roberto Cláudio)

Ele também questionou o futuro da política de estado, que foi amplamente debatida e apoiada por poderes e instituições da sociedade civil e uma “razão plausível e explicada” para uma eventual extinção do equipamento. “É preciso que o Governo do Estado se manifeste para esclarecer suas intenções e dar satisfação aos usuários do SUS do Ceará e aos milhares de profissionais de saúde aprovados em concurso e que querem contribuir com nossa saúde pública cearense”.