Queiroz citou o recuo por parte do Governo na criação do Fundo de Estabilidade Fiscal, o chamamento dos aprovados no concurso da Funsaúde e reajuste dos professores. Foto: ALCE

O Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta-feira (13), por unanimidade, o nome do advogado Rafael Maia de Paula para o cargo de conselheiro do Conselho Diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). Durante votação do decreto legislativo, de autoria da Mesa Diretora, a oposição, que garantiu o quórum mínimo para a realização da plenária, destacou o auxílio que tem dado para melhoria das pautas do Governo Elmano de Freitas.

O deputado Felipe Mota (UB), por exemplo, lembrou que o indicado é uma pessoa “séria e competente” para assumir o cargo, mas deixou claro que a matéria só passou devido a articulação da bancada da oposição que esteve presente à sessão, visando contribuir com a Agência Reguladora. “Não é a situação que com seu voto, de grande maioria, vai deixar  passar. Não existe situação sem oposição. A oposição verdadeira respeita uma votação na Casa. Usem e contribuam junto com a oposição”, disse.

Sargento Reginauro (UB) corroborou com o colega e destacou a participação do grupo na aprovação da medida. Segundo ele, ao contrário, a base governista tem utilizado de expediente de derrubada de sessões para frustrar as falas dos oposicionistas. “Nós, hoje, estamos aqui sendo coerentes com nosso discurso. É lamentável que o Governo ainda não tenha conseguido se articular mesmo tendo a maioria na Casa. Precisa pagar a fatura da eleição para todo mundo. Se não fosse a presença dos deputados de oposição, passaríamos por um vexame hoje”.

Queiroz Filho, do PDT, também se posicionou sobre o papel da oposição em auxiliar a gestão a melhorar algumas pautas. Ele citou o recuo por parte do Governo Elmano na criação do Fundo de Estabilidade Fiscal, que foi uma cobrança da bancada, assim como o chamamento dos aprovados no concurso da Funsaúde e o reajuste dos professores. Na avaliação do pedetista, o grupo tem contribuído em melhoria de temas que vão afetar a vida dos cearenses.

Debater

Já Dra. Silvana (PL) sinalizou para uma maior proximidade do conselheiro indicado com o parlamento. Segundo ela, no momento está “um negócio tão desvalorizado”. Ela também lembrou ao agraciado com o cargo que sua indicação só vai passar graças aos votos da oposição da Casa. “Então, é importante essa relação. O conselheiro precisa ter ouvido aberto para debater com os deputados”.