Registro do palestra inaugural na Escola Adauto Bezerra, na última segunda-feira (3). Foto: Reprodução/ TRE-CE

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lançou, na manhã da última segunda-feira (3), a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras.

O lançamento ocorreu na E.E.M. Gov. Adauto Bezerra, no bairro de Fátima, com a realização de uma palestra. O tema desta edição é “Caminhando para Cidadania”.

A ação, instituída pela Resolução nº 937/2023, é direcionada para alunas e alunos da rede de ensino do Estado do Ceará e das instituições parceiras.

O professor Otacílio Bessa, da Escola Adauto Bezerra, falou da parceria entre a instituição e o Tribunal e da importância do momento para a formação dos estudantes. “É um momento de formação política! Cada vez mais a juventude deve ser responsável pela garantia da democracia”. Ressaltando a juventude como ‘guardadora’ dessa democracia, o docente alerta para que se organizem, a fim de que “essa garantia seja permanente”.

A chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (SEPRI), Viviane Mazulo, realizou a abertura do evento, chamando a atenção do público para o poder que eles(as) têm na educação política. “Vocês não são os jovens do futuro. Vocês são os jovens de agora! Participem, perguntem, pois estamos aqui para aproximar a Justiça Eleitoral e tirar as dúvidas de vocês”, declarou.

O coordenador de contas eleitorais e partidárias do TRE e palestrante da formação, Caio Silva Guimarães, iniciou sua apresentação trazendo o conceito de cidadania. Explorou, ainda, o contexto histórico do voto, destacando a participação feminina nas eleições. “O conceito de cidadão, de participar do Estado e do direito de votar, foi conquistado a duras penas”, lembrou. O ministrante abordou serviços da Justiça Eleitoral realizados em anos eleitorais e não eleitorais, tirando dúvidas e provocando a participação dos(as) estudantes.

Para a estudante Maria Clara, do 3º ano e presidente do grêmio estudantil, “o evento foi de suma importância para levar mais conhecimentos políticos no ambiente escolar”. A aluna ressalta oportunidades como essa que a juventude vem recebendo e que não foi oportunizada às gerações passadas. Destaca a necessidade de uma base política no ambiente familiar. “É extremamente importante que a política seja tratada nas escolas, até porque quando não se conhece a história, a gente tende a repeti-la. Eu acho que isso se espelha muito em toda a trajetória política do Brasil, onde muitas pessoas não tiveram contato com a história política do nosso país!”, pontua. A estudante foi contemplada com o livro “Origens Históricas da Crise do Federalismo Brasileiro“, de autoria do palestrante e presenteado por ele.

Ao final, o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Edivaldo dos Santos, informou sobre o atendimento ao eleitor, remoto e presencial, bem como tirou dúvidas do público sobre os serviços eleitorais. Também estiveram presentes a servidora da 1ª ZE Ana Karla Paz e o servidor da 112ª ZE Carlos Antônio Furtado.

Sobre a Campanha

A XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras visa promover atividades voltadas para o processo de educação política de jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de pessoas cidadãs, críticas e responsáveis pela construção de sua história.

A ação, que terá o tema “Caminhando para Cidadania“, estimula ainda a realização do alistamento eleitoral (primeiro título) e ressalta a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

Na última segunda-feira (3), à tarde, ocorreu ainda palestra virtual com o público do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ministrado pela secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo. E na manhã de ontem, terça-feira (4), foi ministrada palestra presencial na Faculdade Pitágoras, em parceria com o CIEE. A formação foi conduzida pelo servidor da Seção de Processamento do TRE Roberto Wagner.

Fonte: TRE-CE