Dentre os jornalistas que foram homenageados pela Assembleia Legislativa cearense, na última terça-feira (11), estes foram indicados pela deputada Doutora Silvana: Fernando Maria, Eliomar de Lima, Roberto Moreira, Cláudio Teeran e Edison Silva

A Assembleia legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta terça-feira (11/04), sessão solene para comemorar o Dia do Jornalista, celebrado anualmente na data de 07 de abril. A solenidade, promovida no Plenário 13 de Maio, contou com a presença de parlamentares e profissionais de comunicação do Ceará.

Compuseram a mesa os deputados Dra. Silvana (PL), que presidiu a sessão, Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT), autores do requerimento que originou a homenagem; assim como Almir Bié (PP) e De Assis Diniz (PT), subscritores da solicitação; além dos jornalistas, Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Salomão de Castro, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); e Francisco Rafael Mesquita Jerônimo, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Larissa Gaspar destacou a importância da categoria na atuação em defesa da democracia e do acesso à informação. Segundo ela, a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, e o acesso à informação são direitos fundamentais e não podem ser negados e têm de ser assegurados aos profissionais de imprensa.

Para Dra. Silvana, a atuação jornalística deve estar intrinsecamente ligada à ética, servindo de instrumento para a superação dos desafios enfrentados na sociedade. “Confiamos que os jornalistas sejam paladinos da verdade e da justiça, asseguradas pela retidão ética em seu cotidiano profissional”, declarou.

O deputado Guilherme Sampaio enfatizou a essencialidade do papel dos jornalistas no atual contexto social de abundância de informação propiciada pelo advento da internet. “A gente nunca precisou tanto do jornalismo, como nesse universo multifacetado de fontes de informação como esse que nós vivenciamos”, disse.

Já entre os homenageados falaram os jornalistas Edison Silva, Roberto Moreira, Renato Abreu e Fernando Maia. Edison criticou a subserviência do Poder Legislativo, enfatizando que os seus integrantes não o respeitam, pois não legislam, de verdade, e muito menos fiscalizam. Edison criticou o fato de as galerias da Assembleia estarem fechadas há algum tempo e as dificuldades que os dirigentes da Assembleia criam para o livre trabalho dos jornalistas, quando deixam fechada a porta que liga a sala de imprensa ao plenário do Legislativo. Ele citou ainda fato de os deputados não oportunizarem o debate sobre as matérias que o Governo manda para a aprovação do Legislativo.

Ojornalista Roberto Moreira rememorou sua trajetória na comunicação e agradeceu aos colegas de profissão e a sua família. Ele comentou também sobre as expectativas para a categoria, “agora o debate é sobre qual o futuro se espera para o jornalismo. O Parlamento tem que ser aberto porque é uma casa de debate, de discussão e é a única porta de entrada da sociedade para podermos exercer nossos direitos”.

O comunicador Renato Abreu, apresentador do programa “Questão de Ordem”, da TV Assembleia, aproveitou a oportunidade para celebrar os 17 anos de existência da emissora. Renato ressaltou ainda as provações que o jornalismo enfrentou ao longo da história. “O jornalista tem que ter compromisso com a verdade, tem que ser refém do fato. Você combate fake news é com os fatos”, pontuou.

Por fim, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Francisco Rafael Mesquita Jerônimo, convidou os companheiros de profissão para unirem-se em prol de novas conquistas e patamares. “O momento é de esperança para que nós possamos reconstruir a atividade profissional dos jornalistas e o jornalismo no Brasil”, completou.

Durante a cerimônia, foram homenageados ainda os jornalistas Fernando Maia; Eliomar de Lima; Claudio Teran;  Edison da Silva; Sara Oliveira; Inês Aparecida; Kamila Fernandes; Ana Maria Xavier; Raimundo Nonato de Lima; Francisco Carlôto Costa e Silva; Darlano Coelho Pinheiro; Francisco Wellington Lima; Cláudio Silvelino Martins da Silva; Fagner Leandro de Lima; Inácio Aguiar; e Chagas Vieira.

A assessoria da Assembleia, fazendo um jornalismo de qualidade duvidosa, omitiu na informação que soltou sobre o evento, as falas dos jornalistas Edison Silva e Fernando Maia, por contas das críticas que ambos fizeram ao comportamento dos deputados que atuam com subserviência ao governo.