A celebração homenageou 10 profissionais que representaram o restante do grupo. Foto: Reprodução/ André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na manhã desta segunda-feira (24), a sessão solene em homenagem aos 35 anos da formação da primeira turma de guardas municipais da cidade. Na ocasião, 10 profissionais foram homenageados, representando o grupo de 1988.

Quem presidiu o evento foi o vereador Professor Enilson (Cidadania). O propositor da sessão solene, vereador licenciado Marcelo Lemos (União Brasil), também compôs a mesa de honra, junto ao ex-vereador de Fortaleza, Marcos Fernandes; ao Inspetor Lisboa, representando a primeira turma de guardas municipais; Inspetor Januário, representando os guardas municipais aposentados; e Inspetor Maurício.

O Professor Enilson (Cidadania) declarou: ”vocês que são espelho, são reflexo de tudo que a Guarda é hoje. São a base que deu início a visão da Guarda que temos hoje. Não só como segurança patrimonial, mas segurança pública. Muitos ainda estão na ativa, lutando diuturnamente para a manutenção da segurança. Meus parabéns a todos vocês”.

O autor do requerimento da sessão solene, vereador licenciado Marcelo Lemos (União Brasil), completou: “na verdade, estamos homenageando hoje não só os 10 profissionais que receberam o certificado, mas a Guarda Municipal de Fortaleza, hoje um dos maiores orgulhos que a Prefeitura tem. A gente se sente bem acolhido por vocês”.

Em nome dos homenageados, subiu à tribuna o Inspetor José Lisboa, que parabenizou os colegas da turma de 88 e os demais da instituição. ”Hoje é um dia de comemoração dos nossos 35 anos”. No evento, ele solicitou dos vereadores de Fortaleza atenção ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria, pediu aposentadoria diferenciada para os profissionais, também sugeriu a criação de uma CPI na Câmara para investigar sociedades sindicais, e reforçou a demanda da criação de uma assessoria jurídica dentro da Prefeitura para defender a causa dos guardas.

Durante a celebração, ele aproveitou para agradecer à Prefeitura pela abertura do concurso que prevê 1.000 vagas para entrada imediata na Guarda Municipal de Fortaleza, sendo 750 para ampla disputa, 50 para Pessoa com Deficiência (PCD) e 200 para Pessoas Pardas e Pretas (PPP).

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza