Eudes Bringel se soma a outros vereadores que deixaram a base do prefeito Sarto e agora se dizem independentes. Ele, porém, falou que fará oposição. Foto: CMFor

As eleições eleitorais de 2022 ainda estão afetando a relação de políticos em todo o Estado do Ceará. Na Câmara Municipal de Fortaleza, ela vem representando uma série de mudanças na relação do prefeito Sarto com alguns vereadores. Na manhã desta quarta-feira, o vereador Eudes Bringel (PSB) anunciou estar deixando a base governista da Casa por, segundo ele, ter sofrido algumas “retaliações” depois que apoiou o então candidato ao Governo do Estado Elmano de Freitas, do PT.

De acordo com ele, depois de ter conversado com o prefeito que não apoiaria o nome do PDT, o ex-prefeito Roberto Cláudio, passou a sentir que algumas de suas demandas não estavam mais sendo atendidas, destacando que a situação piorou após ter se posicionado contrário à taxa de lixo aprovada pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado.

“A minha fala hoje é para comunicar da nossa saída da base do prefeito Sarto. Base essa que fizemos parte por mais de dois anos.  Não sei se pela inexperiência, mas não tinha ciência de que ser membro da base era ter que votar tudo, de olho fechado, sem pensar na população”, disse Bringel.

Segundo ele, na eleição para o  Governo do Estado, se posicionou diretamente ao prefeito de que não iria acompanhá-lo na votação para governador, porque tinha posicionamento político diferente. “Disse que não teria como acompanhá-lo e trabalhei, junto com Leo Couto, para o governador Elmano de Freitas”.

De acordo com o parlamentar, à época foi alertado sobre eventuais retaliações que sofreria por essa decisão, o que teria ocorrido logo em seguida. “A gente começou a sentir algumas retaliações por não ter acompanhado o prefeito Sarto e passamos a ser tratado como oposição. Não sabia que ser base seria fechar os olhos e apertar o dedo toda hora. As coisas começaram a não ter defesa. Aumento da taxa de ônibus, empréstimos sem ser bem esclarecido, demandas da gente que não estavam sendo atendidas”, denunciou.

“Isso faz parte da política e tudo tem início, meio e fim. Mas chegou a um ponto que não tem como a gente permanecer” – (Eudes Bringel)

O vereador Léo Couto se solidarizou com o colega de partido e disse que o Governo Sarto “está descarrilhando do trilho”. “Vários vereadores da base reclamam da falta de diálogo que o prefeito Sarto tem. É o estilo dele e está aí a impopularidade do prefeito”.

Júlio Brizzi (PDT), que também deixou a base governista, afirmou que o ambiente político “é difícil” e que é preciso ter muito equilíbrio, principalmente, quando se quer ajudar a população, mas não tem apoio da gestão. “Seja muito bem vindo ao grupo de pessoas que lutam em defesa do povo de Fortaleza, com independência e autonomia. O fato de vossa excelência não pertencer mais a base do prefeito Sarto, para mim, é um motivo de orgulho”, afirmou Enfermeira Ana Paula (PDT).