Servidor do Estado, Paulo Martins é o vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: CMFor

O clima entre vereadores aliados do prefeito Sarto e a gestão do Governo Elmano de Freitas ainda está longe de ser dos mais amigável. Durante sessão plenária nesta terça-feira (21), o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Martins (PDT), que é servidor público do Estado, cobrou o reajuste do funcionalismo público e disse que o chefe do Poder Executivo “está embromando”.

Segundo ele, opositores do prefeito Sarto na Casa cobraram reajuste para os servidores de Fortaleza, mas não se posicionam sobre o mesmo tema no Governo do Estado. Desde o início do ano que parlamentares da Câmara Municipal têm protagonizado embates entre defensores da gestão de Fortaleza e do Executivo Estadual.

No início deste ano, tivemos protestos na Casa, onde servidores cobraram reajuste. Os professores fizeram greve, conversa vai, conversa vem, e o prefeito deu o reajuste com base na inflação, com retroativo e resolveu a situação dos professores. E o Governo do Estado, o que fez? O ministro Camilo anunciou o reajuste, o Elmano, apadrinhado dele, disse que mandaria e nada foi feito”, apontou.

“E o reajuste dos servidores? Eu sou servidor da Polícia Civil e, assim como vários colegas, estou aguardando. A gasolina aumentou, a matricula nas escolas, plano de saúde e até agora, nada” – (Paulo Martins)

“O que eu vejo é que o governador quer ganhar tempo, ele está embromando”, disse o pedetista. Segundo ele, o chefe do Executivo Estadual está aguardando o meio de maio para anunciar o reajuste e não pagar de forma retroativa, diferente do que teria sido feito pelo prefeito Sarto. “O prefeito, que é vilanizado, já fez”.

Reajuste

“As contas estão chegando para a população e o salário dos servidores continua o mesmo. O Ceará não está três vezes mais forte? Então, com certeza, o caixa deve estar preparado para atender aos servidores do Estado”, ironizou o parlamentar fazendo alusão ao slogan utilizado pelo governador durante a campanha eleitoral.

“Espero que os colegas que aqui estiveram, de forma enérgica, cobrando do prefeito Sarto, também cobrem do governador do Estado o reajuste para as categorias dos professores, do Detran, da Segurança Pública e demais categorias”, salientou Martins.