Nesta quinta-feira, 23/3, às 8h, a juíza auxiliar da Corregedoria, Bruna Rodrigues, irá ministrar palestra em Juazeiro do Norte, na Escola de Ensino Médio Alaíde Silva Santos

Nesta quinta-feira (23), os atendimentos especiais do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) acontece nos municípios de Caririaçu e Juazeiro do Norte.

Hoje (23), a juíza auxiliar da Corregedoria, Bruna Rodrigues, ministra palestra em Juazeiro do Norte, na Escola de Ensino Médio Alaíde Silva Santos. A magistrada abordará o papel da Justiça Eleitoral na sociedade e a importante da participação dos jovens na política. Após, será oferecido atendimento no laboratório de informática.

Em Caririaçu, nesta manhã estudantes da Escola Profissionalizante Paulo Barbosa Leite participarão, de formação ministrada pela Escola Judiciária Eleitoral; e, à tarde, terão atendimento na Unidade Móvel do TRE.

A Unidade Móvel iniciou, do TRE em Movimento seguirá no município de Caririaçu até sexta (24), das 9h às 16h, em frente à Praça Padre Augusto, na rua Cel. Vulpino.

É possível obter atendimento para fazer o primeiro título, transferência e revisão de dados. Nos últimos dias 20 e 21 de março, a Unidade Móvel atendeu a população de Aurora.

O projeto, de iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE), tem programação composta por reuniões com autoridades e lideranças políticas dos dois municípios, palestras do Programa Eleitor do Futuro em escolas locais, atendimento via Título Net, e prestação de serviços eleitorais na Unidade Móvel.

Educação política a estudantes

O projeto TRE em Movimento promoveu, na última terça-feira (21) palestra de educação política na Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, na cidade de Aurora- CE. Participaram da formação 198 alunos do 3° ano. As palestras ocorrem por meio de parceria entre a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

O evento foi iniciado pelo diretor da Escola, Isnard Gonçalves, que destacou que a presença do Tribunal nas escolas propicia uma melhor formação cidadã para os(as) alunos(as). Após, o juiz eleitoral Fabricius Ferreira falou sobre a importância do alistamento eleitoral dos jovens e apresentou a equipe do cartório, formada pela chefe Marina Barros Moura e pelas servidoras Joana Paula Batista e Samara Oliveira. A servidora da EJE, Viviane Mazulo, explicou que o Programa Eleitor do Futuro busca conscientizar os(as) jovens para a importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente.

A palestra com tema “Caminhando para a cidadania” foi ministrada pela chefe de cartório da 28ª Zona de Juazeiro e formadora da EJE, Patricia Minami. A servidora abordou educação política, discorrendo sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Ela também explicou como eram as eleições com o voto em papel e as fraudes que eram comuns na época. E trouxe a mudança de paradigma com o processo eletrônico de votação, que tornou as eleições seguras e auditáveis.

Ao final, a juíza auxiliar da CRE, Bruna Rodrigues, falou sobre o TRE em Movimento. O projeto, que está em sua terceira edição, leva, além das palestras, atendimento itinerante e reuniões com lideranças políticas para cidades do interior. Após, a juíza Bruna Rodrigues promoveu uma dinâmica com os(as) estudantes.

Sobre a ação, coordenador de estágio Plácido Bezerra afirmou: “Certamente os jovens que tiveram a oportunidade de participar dessa formação aqui na escola sairão diferentes do que entraram, sairão com um pouco mais da cidadania, guardarão o conhecimento em seu coração. Em nome do nosso diretor Isnard Gonçalves, agradeço a disponibilidade do TRE”.

Após a palestra, os(as) estudantes se dirigiram para o laboratório de informática da escola para realizar o alistamento eleitoral através do Título Net. Os alunos e alunas foram orientados pela equipe do cartório. No total, foram realizados 39 alistamentos.

A chefe de cartório, Joana Paula Batista, destacou o interesse dos adolescentes em aprender sobre o Título Net e a documentação necessária para as operações eleitorais. E destacou: “Agora eles poderão multiplicar esse conhecimento na comunidade e na família. Eles serão uma ramificação da Justiça Eleitoral”. Por fim, agradeceu à EJE e à Corregedoria pela iniciativa.

Serviço

  • Juazeiro do Norte

23/3 –  Palestra na Escola de Ensino Médio Alaíde Silva Santos, após atendimento via Título Net, para estudantes.

  • Caririaçu

22/3 – Reunião com autoridades e lideranças políticas;

22, 23 e 24/3 – 9h às 16h – Atendimento Unidade Móvel (em frente à praça Padre Augusto, na rua Cel. Vulpino).

23/3 – Palestra no auditório da Escola Profissionalizante Paulo Barbosa Leite; 11h40 – atendimento na Unidade Móvel do TRE.

Fonte: TRE-CE