Discurso da deputada Dra. Silvana na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. / Foto: Reprodução/ AL-CE

Na sessão da Assmbleia Legislativa do  Estado do Ceará (AL-CE) desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, foram abertos os trabalhos na Casa Legislativa com o discurso da deputada Dra. Silvana voltado ao público feminino.

A parlamentar, bem como toda sua equipe de assessoras estavam usando uma blusa com uma frase escrita: ”Sou feminina sim, feminista nunca!”. A deputada por algum tempo não quis celebrar o dia da mulher, por associar a data as lutas feministas, o que não a representa, mas também por ter sofrido uma violência na Assembleia.

De acordo com Dra. Silvana ela não comemorava a data há quatro ou cinco anos, por ter sido vaiada pelos colegas que integram a AL-CE num dia internacional da Mulher.

”O dia Internacional da Mulher não tem nada de um dia feminista, é um dia para mulheres como eu, que enfrentei naquele dia aquele abuso, aquela grosseria. Mas eu disse, quer saber, esse dia Internacional da Mulher, eu vou botar as minhas garotas, as minhas meninas, [tenho assessores homens, porque eu não divido entre homens e mulheres], que vem marcar o dia da mulher, como uma mulher que ama ser mulher, ama ser diferente do homem”, salientou a parlamentar.

Ela disse também que ama ter menos forças do que os homens, para não ter que carregar peso e que ama ser mulher, para não ter que se responsabilizar pelas contas altas de casa. Apesar de ter dito que ama que seu marido, o deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE), pague suas contas, a deputada estadual disse que tem suas finanças conquista por meio dos estudos.

A parlamentar também destacou a importância da força feminina e da diversidade de mulheres nos espaços de Poder, frisando o aumento de deputadas na AL-CE. Antes apenas 5 das 46 cadeiras eram ocupada por mulheres, hoje esse número passou para 9. ” Nós estamos na legislatura que mais tem mulheres na Assembleia Legislativa”, disse a Silvana.