Legenda parou de divulgar conteúdo capaz de incentivar atos antidemocráticos. Foto: Reprodução/ Arte/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a reativação das contas do Partido da Causa Operária (PCO) nas plataformas Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, YouTube e Tik Tok. A decisão foi tomada na última terça-feira (28).

Os perfis haviam sido bloqueados em junho do ano passado no âmbito do inquérito das fake news, após postagens em que o partido pedia a dissolução do STF e atribuía a seus ministros a prática de atos ilícitos. Também foram feitas acusações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ataque à liberdade de expressão e de tentativa de fraudar as eleições.

Na avaliação do ministro, como a sigla parou de divulgar conteúdos com potencial de ferir a integridade do processo eleitoral e incentivar a realização de atos antidemocráticos, é viável a reativação dos perfis.

Foi mantida, porém, a remoção de postagens irregulares veiculadas pelo PCO. Na decisão, o ministro determinou, como medida cautelar, que o partido se abstenha de publicar, replicar e compartilhar fake news, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Fonte: ConJur