Luizianne Lins governo Fortaleza de janeiro de 2005 a dezembro de 2012. Foto: Reprodução/Instagram

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram, na quinta-feira passada, as contas de gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), onze anos após a petista deixar o cargo de seu último Governo, concluído em 2012. A matéria foi aprovada com 26 votos favoráveis e nenhum contrário, contando com apoio de todos os presentes.

O parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi concluído em setembro do ano passado e encaminhado para a Casa Legislativa em novembro, ainda na gestão do então presidente da Mesa Diretora Antônio Henrique (PDT), atualmente deputado estadual. No entanto, só entrou na pauta de votação do Legislativo da Capital cearense neste mês de março de 2023.

De acordo com o parecer, o TCE, em sessão virtual, por maioria dos votos, emitiu parecer prévio pela regularidade com ressalva da prestação de contas de governo de responsabilidade de Luizianne de Oliveira Lins, com encaminhamento à Câmara para julgamento, e com recomendação à entidade.

O parecer prévio do conselheiro Alexandre Figueiredo, que votou pela irregularidade da prestação de contas, foi vencido, assim como o voto da conselheira Soraia Victor, que também indicou irregularidade, “com divergência a fundamentação legal utilizada pelo relator”.

Luizianne

Participaram da votação: Luiz Alexandre Albuquerque Figueiredo de Paula Pessoa, Soraia Thomaz Dias Victor, Edilberto Carlos Pontes Lima, Rholden Botelho de Queiroz, Patrícia Lúcia Mendes Saboya e Ernesto Saboia de Figueiredo Jùnior.

Após votação do parecer do TCE no Plenário Fausto Arruda, apenas dois vereadores se posicionaram sobre o tema: o vereador Ronivaldo Maia (sem partido), que foi líder de Luizianne Lins à época, e o atual líder do Governo Sarto, o pedetista Carlos Mesquita. Segundo Mesquita, a Câmara Municipal fez justiça e uma homenagem “a essa mulher guerreira, que tanto defende os seus e aqueles que acreditam nas propostas que ela tem. Tenho prazer de dar meu voto sim a essa matéria tão importante para ela”.