Larissa Gaspar, eleita deputada estadual, e Guilherme Sampaio, que se beneficiará com licenças de alguns parlamentares da Assembleia. Foto: Reprodução/Instagram

O pedido de licença do deputado Fernando Santana (PT), por um período de quatro meses, vai gerar uma alteração no funcionamento da Câmara Municipal de Fortaleza bem como da Assembleia Legislativa. O petista é  vice-presidente da Assembleia Legislativa e em seu lugar na Mesa Diretora ficará o deputado Osmar Baquit, do PDT.

Quando da discussão sobre os nomes que iriam assumir vagas na Mesa Diretora, o deputado Osmar Baquit demonstrou interesse pela 1ª vice-presidência, cargo que permaneceu com Fernando Santana. O pedetista, agora, deve atuar como o vice-presidente da Casa, ainda que por ao menos quatro meses.

Mas a mudança maior deve acontecer na Câmara Municipal de Fortaleza e na atuação dos vereadores petistas na Casa Legislativa da Capital cearense. A primeira baixa entre aqueles nomes mais combativos na sigla se deu ainda em 2022, quando o vereador Ronivaldo Maia (sem partido) foi expulso, após ser acusado de tentativa de feminicídio.

Em seguida, a vereadora Larissa Gaspar (PT) foi eleita deputada estadual e em seu lugar assumiu Dr. Vicente (PT), que tem um perfil mais comedido, menos combativo que a parlamentar. Restou na Câmara Municipal o vereador Guilherme Sampaio, presidente do PT de Fortaleza e claro opositor à gestão do prefeito Sarto.

Agora, com o acordo de manutenção de Guilherme Sampaio na Assembleia Legislativa, a exemplo do que o PDT fez na Legislatura passada com Manoel Duca na Casa, assume na Câmara Municipal de Fortaleza a suplente Adriana Almeida, que se apresenta como feminista e defensora da causa animal.

Opositores

Pelos próximos meses, nenhum dos três vereadores eleitos pelo Partido dos Trabalhadores em 2020 estará atuando na Câmara de Fortaleza em defesa das pautas da legenda. Isso pode, também, refletir no comportamento dos petistas frente a gestão do prefeito Sarto, que tem, atualmente, como opositores oficiais os dois vereadores do PSOL, Adriana Nossa Cara e Gabriel Aguiar.

Os pedetistas Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula, assim como o ex-vice-líder da gestão Sarto na Casa, o vereador Léo Couto (PSB), também têm atuado como opositores do Governo. Já  a chamada “oposição bolsonarista”, com parlamentares de direita alinhados com as pautas do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem evitado atuar de forma mais oposicionista.