Membros do partido informaram que o local sofreu furtos recorrentes e apontam aumento da violência no Centro de Fortaleza. Foto: Reprodução/Internet

Após reiterados casos de furtos, o diretório do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, decidiu mudar a sede da legenda de local para garantir segurança da militância. De acordo com relatos de membros da sigla ouvidos pelo Blog do Edison Silva, as ocorrências foram recorrentes e da última vez que aconteceu, no período do Carnaval, levaram praticamente tudo, até eletrodomésticos.

Para o presidente estadual da agremiação, Alexandre Uchôa, a Polícia esteve diversas vezes no local, deu apoio em alguns momentos mais críticos. No entanto, o dirigente entende que o problema dos arrombamentos que aconteceram têm ligação direta com o aumento da pobreza na cidade.

“O diretório reunido decidiu por deixar o prédio, que ficava no Bairro Benfica, na Av. do Imperador, e buscar uma sede que possa garantir a segurança da nossa militância. Fizemos boletim de ocorrência, e tentamos salvar nossos documentos e livros, onde levamos para sede de um sindicato temporariamente”, explicou Uchoa.

Segundo ele, o partido já sofreu neste endereço diversos arrombamentos, mas no período de Carnaval a sede foi totalmente violada “e levaram tudo”. O dirigente explicou que nos dias seguintes outras três ocorrências desse tipo aconteceram.  “Acreditamos que esse tipo de ocorrência deve-se ao aumento da insegurança em Fortaleza, principalmente na região do Centro”, apontou.

Apesar da gravidade da situação, os dirigentes do PSOL avaliam a ocorrência apenas como furto comum, sem qualquer conotação de viés político.

A vereadora Adriana Nossa Cara informou que desde que ingressou no PSOL que pequenos furtos acontecem no local, mas desta vez, em suas palavras, “levaram tudo”. “O que sei é que precisamos melhorar mesmo as questões da sede”, disse.

“Infelizmente não há nenhuma segurança, nunca teve, apenas um casarão antigo, e uma senhora que fazia a limpeza”, afirmou o vereador Gabriel Aguiar, destacando que a sede do partido foi “invadida e saqueada”. “Lá já sofria um problema de insegurança há muito tempo, levaram tudo”.

O deputado estadual Renato Roseno, assim como Alexandre Uchoa, avalia a ocorrência apenas como furto comum. Outros membros ouvidos pelo Blog, por outro lado, lamentam que a sede do partido tenha sido “invadida e completamente deteriorada”.