Galeno Taumaturgo é o terceiro secretário de Saúde da gestão Sarto. Foto: Miguel Martins

O secretário de Saúde de Fortaleza João Borges não resistiu às constantes críticas sobre o funcionamento de postos de saúde e hospitais municipais e foi exonerado menos de três meses após ser indicado pelo prefeito Sarto para cuidar da área. O chefe do Executivo anunciou em suas redes sociais que Galeno Taumaturgo, que atuou na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães, passará a comandar a pasta.

“Anuncio o novo secretário de Saúde de Fortaleza, o médico Galeno Taumaturgo, profissional competente, com ampla experiência em gestão pública. Desejo sucesso na missão, com foco na melhoria do serviço de atenção básica”, disse Sarto em suas redes sociais.

Nos últimos meses não foram poucas as vezes em que vereadores levaram à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza a situação de postos de saúde e alguns hospitais geridos pela Prefeitura. Na semana passada, em audiência na Casa Legislativa, o então gestor, que foi nomeado em janeiro, foi, mais uma vez, cobrado pelos parlamentares.

Ainda de acordo como o prefeito Sarto, na próxima semana ele deve lançar um pacote de melhorias para os postos de saúde, esse que será o setor mais focado pela gestão nos próximos meses. “Agradeço ao pediatra João Borges pelo trabalho desempenhado. Aproveito para antecipar outra novidade na área. Na próxima semana, deveremos lançar um grande pacote de melhorias para os postos de saúde da cidade”.

João Borges foi nomeado no dia 3 de janeiro passado, no lugar de Ana Estela Leite, que estava na gestão da pasta desde o início do Governo. Ou seja, desde o início do mandato do prefeito Sarto, Galeno Taumaturgo é o terceiro gestor a comandar a saúde de Fortaleza.

Câmara de Fortaleza

Alguns vereadores da Câmara de Fortaleza se posicionaram sobre a exoneração de João Borges na sessão desta quinta-feira (30). Danilo Lopes (Avante) disse que seu pedido de demissão pode ter sido pela falta de diálogo na Secretaria. “Me deixa triste o que está se desenhando na saúde de Fortaleza. Na Secretaria Municipal não cabe quem gosta de dialogar, só quem quer empatar que as coisas aconteçam”.

Dr. Vicente (PT), por sua vez, lembrou que o agora ex-secretário de Saúde chegou na pasta “com muita força de vontade”, mas teria sido impedido de implantar suas ideias. “Ele encontrou a Saúde de Fortaleza cheia de problemas nos postos, nos CAPS, as emergências, tudo sem funcionar direito”, lamentou.