Adriana Almeida (centro) assumiu, na manhã desta terça-feira (07), vaga deixada por Guilherme Sampaio (direita). Foto: CMFor

A suplente de vereadora Adriana Almeida (PT) que ficará no cargo por 120 dias, assumiu avaga de Guilherme Sampaio (PT) na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta terça-feira (07). O partido, que em 2020 elegeu três vereadores atuantes na bancada de oposição, passou, nos últimos meses, por uma mudança em toda a sua composição na Casa Legislativa, mas deve manter oposição ao Governo Sarto, ainda de forma menos combativa. Guilherme Sampaio foi convocado para assumir uma vaga de deputado estadual com a licença por 120 dias do deputado Fernando Santana.

No início de fevereiro, com a posse da então vereadora Larissa Gaspar (PT) como deputada estadual, o primeiro suplente do partido, Dr Vicente (PT) foi efetivado como titular da vaga. Com a ida de Guilherme Sampaio (PT), na semana passada, para a Assembleia Legislativa, durante quatro meses, Adriana Almeida assumiu a vaga na Câmara Municipal.

Já Ronivaldo Maia (sem partido), eleito pelo PT em 2020, foi expulso da legenda após ser preso por suspeita de tentativa de feminicídio. Apesar de estar fora da legenda, o parlamentar continua defendendo pautas alinhadas com a sigla, inclusive, apoia o Governo do petista Elmano de Freitas no Estado.

Com um estilo mais comedido, Dr. Vicente não tem perfil de embates e de acordo com o presidente estadual da sigla,  Antônio Filho, o “Conin”,  o parlamentar tende a atuar de acordo com o posicionamento da gestão. “O que for de ação que fortaleça as pautas dele, ele estará apoiando”, apontou. Já Adriana Almeida tem como pautas de atuação a defesa da educação pública, melhorias para os profissionais da área, além de ações para juventude pobre, negra e periférica da cidade.

Mandato

“Trabalhar junto com todos os setores oprimidos, com a comunidade LGBTQI+ , negros e negros, e mulheres também serão nossa prioridade. Assumir mandato hoje, véspera do grande dia de luta das mulheres é motivo significativo. Sabemos que vivemos em uma sociedade em que o machismo predomina. É preciso combater com toda a força o machismo, a violência contra a mulher e feminicídio”, disse a parlamentar.

Ao Blog do Edison Silva, o presidente estadual do partido afirmou que o PT se manterá na oposição, mas terá atuação programática, de esquerda. “O PT é oposição aqui na Câmara de Fortaleza. Isso está claro desde a eleição. Apoiamos Sarto no segundo turno, porque estávamos enfrentando o campo da extrema-direita. Precisamos fazer uma oposição de esquerda, progrmática, não oposição de extrema-direita, bolsonarista. Tem espaço para dialogar, sem abrir mão do nosso lado, do nosso posicionamento”.