No início do mês, Figueiredo esteve reunido com o ministro Fernando Haddad e outras lideranças da Câmara para discutir a Reforma Tributária. Foto: Divulgação

O líder do PDT na Câmara Federal, o deputado André Figueiredo, protocolou requerimento de informação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para que ele explique a razão pela qual o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal suspenderam as operações de consignados aos aposentados, bem como o volume dos consignados realizados pelos bancos públicos no mês de março. De acordo com ele, as instituições se uniram com o setor privado para “boicotar” a decisão de baixar os juros, o que em sua avaliação é benéfica para a parte debaixo da pirâmide.

“É inadmissível que a taxa de juros seja mais de 13% ao ano, a maior do mundo. A gente não pode apresentar sequer um requerimento de informações, ou seja, o Banco Central virou uma entidade quase teológica. Estamos entrando com requerimento para que o Ministério da Fazenda explique o porquê o Banco do Brasil e a Caixa suspenderam operação de crédito aos consignados quando aqui no Congresso eles oferecem as taxas menores do que 1,7%, como foi aprovado pelo conselho da Previdência Social”, apontou.

Na avaliação do pedetista, Banco do Brasil e Caixa Econômica “se uniram aos bancos privados para fazer boicotes à decisão de baixar juros, que é benéfica para a parte de baixo da pirâmide. Nós do PDT não iremos admitir. Não nos calaremos perante os interesses do sistema financeiro. Estaremos lutando em defesa do Brasil, do trabalhador, do aposentado”, afirmou.

O pedetista ainda ressaltou que o Banco do Brasil ofevere para os servidores do Poder Legislativo uma taxa no valor de 1,34% ao mês.