Proposta foi apresentada pela vereadora Adriana Nossa Cara, do PSOL. Foto: CMFor

Está na pauta de votação da Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quinta-feira (23), requerimento de autoria da vereadora Adrian Nossa Cara (PSOL), solicitando a realização de audiência pública em alusão ao dia de homenagem às vítimas da Covid-19.

De acordo com a proposta, a solenidade será realizada no dia 26 de março, data que foi escolhida para homenagear as vítimas da Covid na Capital cearense. Segundo lembrou a parlamentar, as vítimas vão desde pessoas ilustres, lideres populares, trabalhadores da saúde e de outras profissões, a pessoas de diferentes faixas de idade, “cada uma das quais deixa entes queridos enlutados e que poderão fazer da audiência pública a oportunidade ideal para celebrarem suas memórias, suas histórias, suas contribuições para a cidade e para suas famílias”.

Adriana ressalta que o impacto da pandemia foi generalizado na cidade, em especial em bairros como Mondubim, Barra do Ceará, Prefeito José Walter, Aldeota, Vila Velha, Meireles, Centro, Messejana, Granja Lisboa, Bom Sucesso e Parangaba, onde cada uma dessas regiões teve mais de 200 vidas perdidas para a Covid-19.

Dramático

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do dia 20 de dezembro de 2022, os dados são de 12.050 vítimas da Covid-19 na Capital cearense, sendo a terceira cidade mais atingida por óbitos no Brasil.

“O alerta foi certeiro há que o vírus se espalhou mundialmente, afetando a economia, a mobilidade, o turismo, os eventos mundiais culturais ou esportivos. O mais dramático foi ver o número de infecções e mortes crescer vertiginosamente, colapsando os sistemas de saúde no mundo todo, país após país”, lamenta a vereadora.