Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú e o secretário da Saúde do município, Capitão Wagner. Foto: Reprodução

Roberto Pessoa, até bem pouco tempo um ferrenho opositor ao Governo do Estado, agora tem a filha, deputada federal Fernanda Pessoa ao lado da maioria dos seus correligionários no União Brasil, contra o Governo Elmano de Freitas no caso do aumento do ICMS e da mudança de distribuição dos benefícios fiscais do Ceará à empresas que venham a ser instaladas no Interior do Estado, e o afilhado, deputado estadual Firmo Camurça, apoiando essas mesmas medidas do Governo cearense. Camurça recusou-se a assinar o pedido do União Brasil cearense para que a direção nacional do partido proponha uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, contra a Lei estadual do ICMS e do incentivo fiscal.

O deputado federal Danilo Forte, autor da ideia de unificar o União Brasil cearense na busca da decretação de inconstitucionalidade da tal Lei estadual, registra a recusa de Firmo Camurça, a única dentro da sigla,  com uma certa frustração, mas reconhece como legítimo  o direito de o deputado posicionar-se como lhe convêm.  O deputado destacou o posicionamento dos deputados estaduais e federais do partido numa entrevista que concedeu ao programa de entrevista às sextas-feiras na TV Otimista. Danilo Forte foi o autor, no ano passado, da Lei Complementar federal, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que obrigou estados e o Distrito Federal a reduzirem ao patamar de 18% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis e os serviços de comunicação e transporte. Ele está vigilante com o movimento dos estados em busca de uma saída para burlar a Lei Complementar.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa filiou-se ao União Brasil para estar ao lado do Capitão Wagner, hoje o seu secretário de Saúde da Prefeitura daquele Município da Região Metropolitana de Fortaleza, por ser o Capitão o principal adversário de Cid e Ciro Gomes. Estes divergiram na campanha eleitoral passada, com Ciro apoiando a candidatura do ex-prefeito da Capital cearense, Roberto Cláudio (PDT) ao Governo do Estado e Cid, dizendo-se “neutro” apoiou de modo “camuflado” a candidatura de Elmano, o vencedor da disputa ao cargo de governador. Mesmo assim, Roberto Pessoa alega que estando ao lado de Elmano, está contra os irmãos “Ferreira Gomes”. Cid, mesmo sem mais ter a força que tinha no PDT e na política cearense, continua tentando levar todo o PDT a apoiar o Governo Elmano. O genro de Roberto Pessoa, marido da deputada, pela sua vibração com a vitória de Lula e a proximidade com petistas, pode estar influenciando o comportamento do prefeito.

O deputado Danilo Forte, mesmo com a posição do deputado estadual Firmo Camurça, afilhado de Roberto Pessoa na política, admite ter saído vitorioso do seu propósito de chegar à direção nacional do União Brasil com a provocação para o partido propor a ADI questionando a constitucionalidade da norma cearense. Danilo, em outro campo, já provoca a direção nacional do União Brasil, com um memorial apoiado por outros deputados federais de fora do Ceará, além de senadores, sobre a relação do partido com o Governo do Presidente Lula. Ele e outros parlamentares defendem a independência das bancadas na Câmara e no Senado, alegando que apoio e fidelidade ilimitados não se deve ter a nenhum Governo.

O partido do deputado Danilo já está no Governo, inclusive com ministérios, mas ele não entende que essa situação obrigue a todos os filiados a seguirem “cegamente” à orientação da nova gestão do País. O acordo para ter os cargos no ministério de Lula, afirma ele, foi feito por um segmento do partido, sem o aprovo do coletivo da agremiação. Ademais, enfatiza, o partido é novo e precisa mostrar para o povo brasileiro que tem as suas próprias políticas de gestão que, no geral, não combina com o sistema de governar do PT, embora a bancada do União Brasil, em pontos determinados, possa convergir e emprestar o apoio necessário ao Governo no Congresso Nacional.