Na longa sessão ordinária da Assembleia Legislativa, ontem (15), os deputados estaduais cearenses, a pedido do governador Elmano de Freitas, aprovaram um pacote de projetos, dos quais constava uma ampla Reforma Administrativa com a criação de 15 novas secretarias (o Ceará agora terá 36 secretarias), autorização para o Estado contrair um empréstimo de R$ 900 milhões para pagamento de parte da dívida de um empréstimo externo que está prestes a se vencer, dentre outras proposições. No projeto da Reforma Administrativa cinco deputados deixaram de votar e o resultado foi de 32 a favor e 9 contra. Evandro Leitão, como presidente da sessão não vota e os demais estavam ausentes: Fernando Santana, Bruno Pedroza, Davi do Raimundão e Apóstolo Luiz Henrique. Este, está em Israel, e votou remotamente em outros momentos.

De acordo com o projeto do governador Elmano, ” O Poder Executivo do Estado do Ceará terá a seguinte estrutura organizacional básica: …3. SECRETARIAS DE ESTADO: 3.1. Secretaria da Fazenda; 3.2. Secretaria do Planejamento e Gestão; 3.2.1. Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará; 3.3. Secretaria da Educação; 3.4. Secretaria da Articulação Política; 3.5. Secretaria das Relações Internacionais; 3.6. Secretaria da Proteção Social; 3.6. l. Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo; 3.7. Secretaria dos Direitos Humanos; 3.8. Secretaria das Mulheres; 3.9. Secretaria dos Povos Indígenas; 3.10. Secretaria da Diversidade; 3.11. Secretaria da Igualdade Racial; 3.12. Secretaria da Saúde; 3.13. Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social; 3.13.1 . Polícia Civil; 3.13.2. Polícia Militar do Ceará; 3.13.3. Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; 3.13.4. Perícia Forense do Estado do Ceará; 3.13.5. Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará; 3.13.6. Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública; 3.14. Secretaria da Administração Penitenciária; 3.15. Secretaria da Cultura; 3.16. Secretaria do Esporte; 3.17. Secretaria da Juventude; 3.18. Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; 3.19. Secretaria do Turismo; 3.20. Secretaria do Desenvolvimento Agrário; 3.21 . Secretaria da Pesca e Aquicultura;3.22. Secretaria dos Recursos Hídricos; 3.23. Secretaria da Infraestrutura; 3.24. Secretaria das Cidades; 3.25. Secretaria do Desenvolvimento Econômico; 3.26. Secretaria do Trabalho; 3.27. Secretaria do Meio Ambiente;3.28. Controladoria-Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciária”.

Atualmente, o Estado tem um total de 21 secretarias, com as quais os ex-governadores Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela administraram nos últimos 16 anos. O governador não disse para os deputados e nem para os cearenses em quanto será aumentado o custeio da máquina com mais essas novas secretarias e outros órgãos também ora criados. Deputados governistas, chegaram a dizer que não haverá aumento de despesas, como se todos fossemos tolos. Oposicionistas contestaram, mas o “rolo compressor” do Governo, comandado pelo presidente da Assembleia, Evandro Leitão, não aceitou qualquer argumento  contrário. Evandro, aliás, foi diretamente criticado pelo seu comportamento pelo deputado Sargento Reginauro ao elogiar o comportamento do deputado Antônio Henrique, enquanto presidente da Câmara Municipal de Fortaleza até o início desta ano, quando respeitava o Regimento da Casa e os vereadores integrantes da oposição.

Evandro colocou as matérias em votação como se em regime de urgência ela estivessem. O governador não pediu urgência para a Reforma Administrativa, mas o presidente da Assembleia atropelou o processo e sequer abriu espaços para a formação das comissões técnicas, por onde deveriam passar todos os projetos antes de chegarem no plenário.