Evandro Leitão alertou seus pares sobre a participação as sessões da Casa. Foto: ALCE

Visando atender o número máximo de deputados e focando em pautas defendidas pelo Governo do Estado, a Assembleia Legislativa passará a contar com mais duas comissões técnicas permanentes. Durante os próximos dias, enquanto não se definem os presidentes dos colegiados, a Mesa Diretora se debruçará sobre mensagens do Poder Executivo e propostas parlamentares.

De acordo com o líder do Governo na Casa, o deputado Romeu Aldigueri, um dos grupos a ser criado terá como foco a proteção social e o combate à fome, que é uma das principais pautas defendidas por Elmano de Freitas. Também haverá desmembramento da comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço, que será transformada em duas.

Na abertura dos trabalhos do dia, o presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), também destacou o início dos trabalhos das comissões temáticas. “Estamos no processo de instalação das nossas comissões técnicas, que passarão de 18 para 20, com o desmembramento da Comissão de Turismo e Serviço e a criação da Comissão de Proteção Social e Enfrentamento à Fome. Como de costume, no dia 1º de março todas estarão instaladas para que seus membros elejam seus respectivos presidentes e vices”, disse.

O presidente da Assembleia também alertou seus pares sobre a limitação de participação em sessões virtuais. De acordo com o novo Regimento Interno, o parlamentar só poderá participar de metade das sessões pelo meio virtual. A desatenção a essa regra pode ter repercussões financeiras, segundo avisou.

Decisão

“Peço a todos que leiam o novo Regimento e atentem para a participação nas sessões plenárias no formato híbrido, pois as regras mudaram. Agora teremos um percentual para esse tipo de presença com repercussão inclusive financeira. Gostaria de solicitar ainda que aqueles partidos que desejam fazer parte dos blocos partidários, nos comuniquem logo, pois a decisão representa uma grande diferença na logística”, aconselhou.

O presidente informou aos membros da Mesa Diretora que nesta semana, excepcionalmente, a reunião acontecerá na sexta-feira (10) a partir das 8h30, ao invés da quarta-feira, como de costume.