Jade Romero foi escolhida como secretária das Mulheres pelo governador Elmano de Freitas. Foto: Reprodução/Instagram

A vice-governadora do Ceará Jade Romero se posicionou, na manhã deste sábado (07), sobre os recentes casos de mulheres assassinadas no Estado já nos primeiros dias de 2023. De acordo com ela, o chefe do Poder Executivo Elmano de Freitas teria determinado rigor nas investigações, mas nenhum programa efetivo para tratar da problemática ainda foi elaborado pela gestão.

É triste e revoltante ver a violência contra as mulheres se repetir. O governador Elmano de Freitas já determinou total rigor nas investigações para que os culpados por estes feminicídios sejam presos e entregues à Justiça”, disse Romero. Segundo informou,  o Governo do Ceará “está atento e comprometido” para atuar na prevenção deste tipo de violência, criando uma secretaria específica das Mulheres, que atuará também em conjunto com a Segurança Pública e a Proteção Social.

A secretaria a ser criada na administração pública deverá ser comandada pela própria vice-governadora, conforme indicação do governador. No entanto, a pasta só será efetivada após aprovação da Reforma Administrativa do Governo, que deve ser encaminhada para a Assembleia Legislativa ainda neste mês.

Por enquanto, a atenção dada a este setor da sociedade faz parte da  secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, que é gerida pela secretária Onélia Leite de Santana, e pela secretaria de Segurança da Segurança Pública e Defesa Social, que está sob novo comando, do delegado federal Samuel Elanio.

A vice-governadora, porém, afirmou que vai acompanhar pessoalmente cada uma das investigações sobre as mortes de mulheres ocorridas nos últimos dias. Ela destacou que nos últimos anos o Estado construiu três Casas da Mulher Cearense e pretende chegar a 10 unidades.

“O esforço é para expandir continuamente a rede de proteção às mulheres, promovendo um melhor acesso ao Sistema de Justiça. A população pode denunciar por meio do Disque-Denúncia da SSPDS, 181, ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181. Romper os ciclos da violência é um compromisso nosso”, afirmou.