Entrevista ao Jornal Jangadeiro nesta quinta-feira (12)/Imagem: Print Youtube

O ex-prefeito de Fortaleza diz que está na oposição ao Governo Elmano de Freitas e com ele estão deputados federais, estaduais, vereadores de Fortaleza e prefeitos do PDT e de partidos que estiveram juntos na disputa pela Governo do Estado em outubro passado, derrotados no primeiro turno da disputa. Roberto Cláudio fez o anúncio em entrevista ao jornalista Nonato Albuquerque, na Rádio Jangadeiro de Fortaleza, no fim da manhã desta quinta-feira, na sua primeira manifestação pública após ser derrotado por Elmano de Freitas na disputa de outubro do ano passado.

Segundo Roberto Cláudio, o partido ainda não definiu sua posição oficial, podendo fazê-lo nos próximos dias, após o fim das férias do ex-ministro Ciro, do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e do presidente estadual da agremiação, deputado André Figueiredo. Ciro já está no Ceará, mas os dois outros só estarão aqui na próxima semana. Roberto Cláudio disse que o resultado adverso da disputa pelo Governo do Estado, no ano passado, “são águas de março”, coisa do passado, e que não guarda mágoas, pois o homem público deve estar preparado para a vitória e para a derrota.

A determinação de fazer oposição, disse, é em respeito ao resultado da eleição. Parte dos cearenses que votaram nele querem tê-lo na oposição, defendendo as ideias que pregou na campanha e cobrando os compromissos assumidos pelo governador eleito. ” Não será uma oposição raivosa. Será uma oposição respeitosa e propositiva”, afirmou, defendendo que o Governo do Ceará precisa ter políticas novas que mantenham o crescimento do Estado. A administração não deve ser apenas de continuidade daquele que deu certo, acrescenta.

Jornalistas Nonato Albuquerque e Karla Moura/Imagem: Print Youtube

Ele não fez referências aos correligionários que já estão no Governo Elmano, mas admitiu que parte dos filiados de sua agremiação já estavam aliados do novo governador desde a campanha, tanto que não votaram no candidato do PDT a governador. O ex-prefeito de Fortaleza, não tem preocupação com o tamanho do partido no futuro. Sua preocupação é de manter na sigla aqueles que têm compromissos com o futuro da agremiação. Em conversas anteriores com correligionários, Roberto tem defendido que os verdadeiros pedetistas tenham compromisso com a defesa da manutenção das posições políticas que o partido tem no Estado, principalmente a presidência da Assembleia e a Prefeitura de Fortaleza.

Ele descartou a possibilidade de ser candidato à sucessão do prefeito José Sarto e enfatizou que o seu candidato a prefeito da Capital cearense em 2024 é o atual prefeito Sarto. Roberto evitou falar um pouco mais do seu relacionamento com outras lideranças do PDT cearense, mas disse que tem conversado bem com o ex-ministro Ciro Gomes e está bem afinado com o presidente estadual do partido, o deputado federal André Figueiredo. Com o senador Cid Gomes ele não tem conversado, embora tenha participado de umas três reuniões do partido em que Cid estava.