O deputado federal Robério Monteiro e os deputados estaduais Salmito Filho e Oriel Filho, todos do PDT, foram anunciados como secretários do governador Elmano de Freitas. Eles ainda não estão nos cargos, o que acontecerá agora, no início do mês de fevereiro, após assumirem seus mandatos na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. O deputado Salmito Filho já deve estar incomodado com a primeira manifestação pública de oposição do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio ao Governo Elmano de Freitas, pois o caso citado por Roberto está ligado à secretaria que será ocupada por Salmito.

Roberto escolheu um tema muito sensível ao governador do Estado, a questão do desemprego, para confirmar que realmente vai fazer oposição, independentemente de ter alguns dos seus aliados no primeiro escalão da administração estadual. O fechamento da fábrica da Guararapes em Fortaleza, depois de algumas décadas de funcionamento, deixando desempregado um contingente de aproximadamente duas mil pessoas, e afetando oito mil outras dependentes, compreendendo uma família de uma mãe ou pai desempregado e  mais três filhos em média  de cada família, indiscutivelmente é uma situação muito gravosa para o Estado.

Roberto Cláudio fala em “conformismo e apatia” do Governo do Estado “frente à gravidade social da situação e ao descaso da empresa com o Estado que lhe deu incentivos”. De fato, nós já havíamos tratado da desatenção e até desrespeito dos empresários, dono da Guararapes, com o chefe do Executivo cearense, e todo o restante da população, incluindo a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), onde representante da empresa tinha atuação, pois o sindicato a que ela pertence é associado. Nem a FIEC foi informada, oficialmente, do encerramento das atividades da Guararapes no Ceará. Os seus dirigentes tomaram conhecimento do caso através da imprensa.

O governador Elmano de Freitas, em Brasília, na quinta-feira (26) foi questionado sobre a crítica de Roberto Cláudio, e limitou-se a dizer que o Estado está tentando socorrer os desempregados e que ele não entraria no debate político. Faltou dizer mais. Desempregar duas mil pessoas de uma só tacada, reclama muito mais do governador do que apenas dizer que o Sine/IDT está tentando realocar os desempregados. Este é um discurso enganador. O Sine não tem dado conta de empregar quem há tempo já lhe procura, quanto mais realocar dois mil pais e mães abruptamente de3sempregados.

E que discurso terá o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, deputado pedetista Salmito Filho, correligionário de Roberto Cláudio, a quem o caso está  diretamente ligado? Roberto deu o tom de sua atuação como oposicionista: séria e contundente. Será muito boa para o Ceará e para o próprio Governo que, vigiado, poderá oferecer melhores resultados, ao contrário dos seus anteriores que, além de não ter oposição viviam cercados de aduladores e subservientes que só atrapalham qualquer governante. Que o posicionamento de Roberto Cláudio motive a outros políticos a colaborarem com o Governo Elmano de Freitas, fazendo as críticas que se fizerem necessárias.