O governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero e autoridades durante o evento de posse na Assembleia Legislativa. Foto: ALCE

Em solenidade realizada na manhã deste domingo (01), na Assembleia Legislativa, o governador Elmano de Freitas, do PT, e  vice-governadora Jade Romero (MDB) tomaram posse. Durante pronunciamento, o chefe do Poder Executivo se emocionou ao fazer um histórico de sua vida e fez homenagem ao presidente Lula e ao senador Camilo Santana, que apoiaram e atuaram em prol de sua eleição.

Elmano de Freitas deve realizar uma gestão de continuidade, dando prosseguimento ao que foi idealizado e implantado nas gestões de Camilo Santana e Izolda Cela. Ainda neste mês de janeiro o governador deve enviar mensagem de reforma administrativa para a Assembleia Legislativa, que convocará os deputados para votação da matéria.

Durante pronunciamento, o governador afirmou ser defensor da democracia e do diálogo e que governará com senso de justiça. Ele destacou o papel do Poder Legislativo para garantir a governabilidade. Elmano destacou o orgulho e a gratidão pelos oito anos em que foi deputado estadual na Assembleia Legislativa, entre 2015 e 2022.

“Aqui no Parlamento, espaço de permanente construção democrática, aprendi muito com o debate de ideias, o respeito às diferenças e na compreensão de papel de cada um e cada uma”. Agora à frente do Executivo, Elmano disse que irá trabalhar muito para honrar a confiança das pessoas.

“Temos todos nós um papel muito importante na construção de um Ceará mais desenvolvido, mais justo, mais inclusivo, com mais oportunidade para aqueles e aquelas que mais necessitam. Estou e sempre estarei aberto ao diálogo com cada um de vocês, deputados e deputadas, assim como fizeram Camilo Santana e Izolda Cela ao longo dos últimos oito anos”, afirmou. Ele também criticou  a gestão de Jair Bolsonaro nos últimos quatro anos à frente do Governo Federal.

A mesa da solenidade foi composta também pelo 1º secretário da Casa, deputado Antônio Granja, o senador Camilo Santana, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Valdomiro Távora de Castro Júnior.

Deputados estaduais, alguns deputados federais, prefeitos e secretários da nova gestão. estiveram presentes ao evento, além do ex-governador Lúcio Alcântara.