Ex-reitor entre o filhos Roberto e Prisco. Foto: Reprodução

Depois de uma concorrida celebração fúnebre, no salão nobre da Universidade Federal do Ceará, foi cremado, no início da noite deste sábado, o corpo de Roberto Cláudio, pai do ex-prefeito de Fortaleza. Antes, houve uma missa de corpo presente e a exibição de uma seleção de músicas  da preferência do morto. Além da comunidade universitária e empresarial, muitos políticos foram prestar condolências ao ex-prefeito da Capital cearense.

Roberto Cláudio Bezerra, morreu sexta-feira (13) aos 75 anos de idade. Ele era pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Lideranças políticas do Estado lamentaram o ocorrido e se solidarizaram com a família. O corpo foi velado no salão nobre da UFC, a partir das 8 horas deste sábado (14). O corpo foi cremado logo depois do velório e da missa de corpo presente.

Roberto Cláudio Bezerra foi reitor da UFC de 1995 até 2003, e foi pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis nos anos 1980 e pró-reitor de Planejamento no início dos anos 1990. Ele também foi assessor de planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Além do prefeito Roberto Cláudio teve outros filhos: o suplente de senador Prisco Bezerra, Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

O prefeito Sarto foi um dos que lamentaram o falecimento do ex-reitor. “Com grande pesar, recebi a notícia de falecimento do professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), pai do meu grande amigo, ex-prefeito Roberto Cláudio”,  publicou em suas redes sociais.

“Perdemos hoje um grande homem público, que construiu uma trajetória de amor pela educação e de serviço prestado a nossa cidade. Tive a honra de conviver com ele e aprender grandes lições e, em 2021, reconhecer o seu trabalho com a entrega da Medalha Iracema, maior comenda da Prefeitura de Fortaleza”, lembrou Sarto.

O governador Elmano de Freitas também se posicionou sobre Roberto Cláudio. “Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do professor, pesquisador e ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra, pai do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa lamentou o falecimento do ex-reitor e lembrou a trajetória de Roberto Cláudio como educador do Estado. “Frota Bezerra foi notório educador de nosso estado, com dois mandatos à frente da Reitoria da UFC, onde foi ainda Conselheiro Nacional de Educação. Meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de cada um neste momento”.

Educação

Gardel Rolim, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, também prestou homenagens a Roberto Cláudio. Conforme disse, o professor conquistou o respeito de todos que o admiravam e se notabilizou na área da educação superior. “O ex-reitor era aposentado do departamento de Estatística da UFC, além de ter exercido o cargo de assessor de Planejamento da Pós-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Que Deus o receba em sua morada e dê conforto á família e amigos”.

Outras lideranças políticas, vereadores, deputados estaduais e federais também prestaram homenagem ao ex-reitor, como Camilo Santana, Izolda Cela e Ciro Gomes. O líder pedetista lamentou o falecimento de Roberto Cláudio e destacou os momentos de debate sobre o Ceará, o Brasil e o mundo. “Meus sentimentos à minha querida Maira das Graças e aos amigos Roberto Cláudio, Prisco Bezerra, Geraldo e Elisa”, publicou Ciro.