Os novos deputados estaduais são informados sobre peculiaridades do mandato a partir de primeiro de fevereiro de 2023

Pelo menos 34 deputados eleitos estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira (25) na sede da Assembleia Legislativa, onde participaram de encontro para tirar dúvidas sobre o funcionamento do Legislativo Estadual. Durante a abertura da reunião, o presidente da Mesa Diretora, o deputado Evandro Leitão (PDT) defendeu respeito entre todos e disse que não será tolerado intolerância e desrespeito entre seus pares.

“Vamos nos respeitar. A época da intolerância passou. Não podemos ficar mais com intolerâncias. Aqui no parlamento, com todo o respeito, não vamos tolerar intolerância, desrespeito. Não existe isso. Não estamos mais em períodos medievais. Estamos no período onde as pessoas têm a obrigação de estar respeitando um ao outro”, disse.

O recado do chefe do Poder Legislativo é o primeiro dado a seus pares depois dos atos terroristas cometidos por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Alguns dos deputados eleitos para a próxima Legislatura têm alinhamento com pautas bolsonaristas. Durante a Legislatura que se encerrou no dia 31 de dezembro muitos embates com teor ideológico foram travados na tribuna da Assembleia.

Os deputados foram convidados para uma reunião na manhã desta quarta-feira para conhecerem o funcionamento da Casa, bem como acompanhar a mudança em seus gabinetes. De acordo com a assessoria legislativa da Assembleia ao menos 34 parlamentares e suplentes compareceram ao encontro.

Conversar

Evandro Leitão também afirmou aos seus pares que todos terão direto a um espaço na Casa, seja na Mesa Diretora, em comissões temáticas, na Universidade do Parlamento ou  Procuradoria Especial da Mulher. “A gente vai conversar de um por um, com cada deputado.

Durante o encontro, ele também colocou seu nome à disposição para um novo mandato, em eleição que acontecerá na próxima quarta-feira (1). “Se for do agrado dos colegas parlamentares, iremos para mais dois anos. Mas sempre na perspectiva de que tudo é passageiro, tudo é efêmero, inclusive, a cadeira de um presidente da Mesa Diretora”.

“Podem ficar tranquilos, acho que todos nós devemos ter experiência de um dia estarmos na Mesa Diretora, na presidencia, de estarmos vivenciando o parlamento. Eu venho dizendo que o pouco que aprendi no parlamento foi nas comissões técnicas. É extremamente importante que possamos vivenciar o parlamento através do plenário, que é o coração, mas também do pulmão, que são as comissões” – (Evandro Leitão)