Na disputa ao Governo do Estado, Wagner foi derrotado mas foi o candidato mais votado em Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram

O ex-deputado federal Capitão Wagner, presidente do União Brasil do Ceará, se prepara para disputar, pela terceira vez, a Prefeitura de Fortaleza. O dirigente estuda se lançar como candidato para o pleito do próximo ano, mas deve definir somente após ouvir aliados.O prefeito Sarto anunciou mudança no secretariado. Ele  está fazendo uma reforma administrativa considerável na Prefeitura de Fortaleza para os próximos dois anos de sua gestão. Secretários  deixam a gestão e outros nomes assumirão as vagas. Quadro histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, Ilário Marques  anunciou em suas redes sociais a saída da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Dentro do grupo de oposição do qual Wagner faz parte existem outros nomes que se consolidaram nos últimos anos como forças políticas locais, que também podem ser sondados para a disputa. Dentre eles estão o ex-deputado estadual Heitor Férrer (UB), que já tentou a vaga de prefeito de Fortaleza em outras ocasiões, Carlos Matos (UB), Kamila Cardoso (Avante), que tem crescido como nova opção entre os oposicionistas e o senador Eduardo Girão (Podemos).

Além deles, outro que procura se fortalecer como opção para a disputa eleitoral em Fortaleza em 2024 é o deputado federal André Fernandes, do Partido Liberal. O parlamentar também avalia lançar sua candidatura para o pleito municipal do próximo ano. No caso de uma disputa de votos entre o grupo oposicionista, mudanças nas intenções de seus representantes podem ser feitas.

Mandato

Capitão Wagner já disputou a Prefeitura de Fortaleza em 2016 e em 2020, ficando na segunda colocação, no segundo turno da campanha. No ano passado, também foi derrotado em sua primeira eleição para governador do Estado. No entanto, foi o mais votado na Capital cearense.

Seu partido, o União Brasil, elegeu quatro deputados federais, dentre os quais a sua esposa, Dayany Bittencourt, a “Dayany do Capitão”. Nos próximos meses, Wagner atuará em duas frentes: auxiliando o mandato de Dayany, visto a experiência que adquiriu nos últimos quatro anos como membro do Congresso Nacional, e no fortalecimento de seu partido no Estado para enfrentar o pleito de 2024.