Questionamentos miram atuação do ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino. Foto: Divulgação

Alguns dias após as cenas de terror causadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, parlamentares bolsonaristas do Ceará questionam a atuação do Governo Federal, do presidente Lula, diante dos acontecimentos. Eles utilizaram uma matéria do jornal Folha de São Paulo que fala sobre órgãos da atual gestão que teriam sido informados antecipadamente sobre as tentativas de ataques que foram realizados na Praça dos Três Poderes, no domingo (08).

De acordo com a matéria, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria produzido alertas acerca do risco de ataques a prédios públicos pelos radicais bolsonaristas que depredaram as sedes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto. Os informativos foram distribuídos para os integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, que une 48 órgãos em 16 ministérios diversos.

Deputado federal bolsonarista, Dr. Jaziel (PL) chegou a sugerir impeachment ou prisão por “prevaricação”, sem citar a quem ele dirigia essa possibilidade. “Segundo a Folha, 48 órgãos do Governo Lula foram avisados antecipadamente sobre a destruição que ocorreu no domingo. Já podemos pedir impeachment por prevaricação? E prisão, seguindo a mesma medida de (Alexandre de) Moraes, também já cabe?”, questionou.

Na mira de partidos aliados do Governo Lula, o deputado federal eleito André Fernandes (PL) chegou a dizer que o ministro a Justiça e Segurança, Flávio Dino, teria cruzado os braços. “De acordo com a ABIN, o Ministro Flávio Dino foi informado de tudo que iria acontecer. Por que o ministro simplesmente cruzou os braços?”, disse ele, também questionando o gestor da área.

Prisão

Presidente do União Brasil do Ceará, o ex-deputado federal Capitão Wagner também se posicionou sobre a notícia. “Quer dizer que o Ministro da Justiça e Segurança Pública sabia dos riscos e não fez nada?! O ministro Alexandre de Moraes não pediu seu afastamento? Não determinou a prisão do Flávio Dino? O que é isso? Alguém pode explicar?”, também questionou.

A vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL) lembrou que o ministro do SFT Alexandre de Moraes determinou a prisão de Anderson Torres, ex-Secretário de Segurança do Distrito Federal, por suposta omissão durante invasão do dia 8. Segundo ela, Flávio Dino, Ministro da Justiça de Lula também teria ignorado documentos da Abin sobre o risco de invasão e vandalismo. “Vai ser preso quando?”, perguntou a parlamentar.

As postagens dos bolsonaristas foram publicadas em horários próximos, todas com questionamentos sobre o tema, nenhuma fazendo afirmações.