No dia da eleição suplementar, 11/12, eleitores(as) de Baixio que estiverem fora do seu domicílio eleitoral devem justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título/ Imagem: Tre-ce

No próximo domingo, 11/12, acontecerá, das 8h às 17h, a eleição suplementar de Baixio para escolha de novo(a) prefeito(a) e novo vice-prefeito. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) permanece tomando medidas de segurança para proteger a saúde de eleitoras(es), mesárias(os) e colaboradoras(es) e reforça as orientações e recomendações sanitárias a serem seguidas no dia da votação.

Documentação

Na seção eleitoral, o(a) eleitor(a) deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Caso o(a) eleitor(a) já tenha cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao(à) mesário(a) como documento de identificação.

Download gratuito do e-Título

O  TRE-CE orienta que os(as) eleitores(as) de Baixio façam com antecedência o download do aplicativo para garantir que tenham uma melhor experiência no dia 11/12. O app oferece diversas facilidades, como verificar local de votação; consultar a situação do eleitor(a); identificar-se na seção (se tiver feito biometria) e justificar a ausência à votação.

Para fazer o download gratuito do app, basta acessá-lo nas lojas on-line Google Play e App Store no seu smartphone ou tablet. Já para validar o aplicativo, é importante que o(a) eleitor(a) preencha os dados corretamente. Caso haja preenchimento de alguma informação em discordância com o cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão, e, consequentemente, o(a) eleitor(a) não poderá utilizar o app.

Caso as informações estejam de acordo com as do cadastro, o e-Título exigirá a resposta do(a) eleitor(a) a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso ao questionário poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Destaca-se que, embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do(a) usuário(a) menos fluida, as checagens são relevantes para a proteção dos dados do cadastro eleitoral. Outra medida de segurança na utilização do app é a necessidade de criação de senha de acesso.

Protocolos sanitários no dia da eleição

A Justiça Eleitoral do Ceará fornecerá álcool em gel em todas as seções eleitorais em quantidade que permita que cada eleitor(a) higienize as mãos antes e depois de votar. Por outro lado, mesmo com a disponibilização de canetas nas seções, solicita-se que, quando possível, o(a) eleitor(a) leve a própria caneta para assinatura do caderno de votação.

A recomendação do TRE-CE é que o distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre as pessoas no local de votação seja respeitado. Deve-se evitar levar crianças ou outros acompanhantes para as seções eleitorais. Contato físico com outros(as) eleitores(as), como abraços e apertos de mãos, também deve ser evitado.

Biometria

Assim como nas Eleições Gerais deste ano, haverá a identificação biométrica no dia da votação.

Disque Eleitor – 148

O eleitorado pode esclarecer suas dúvidas o quanto antes através do Disque Eleitor – 148. O serviço funciona, de segunda a sexta, em dias úteis, das 7h às 14h. Por esse canal de atendimento, o(a) cidadão(ã) pode informar-se sobre título, local de votação, seção eleitoral e situação eleitoral.

O 148 abrange todo o Estado e a ligação tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora.

Mesários(as) e equipes de apoio

Para atuar na eleição suplementar, a Justiça Eleitoral do Ceará convocou 92 mesários(as). A Zona Eleitoral contará também com o apoio de 14 pessoas atuando como delegados(as) de prédio e auxiliares de eleição, além de servidores(as) da Justiça Eleitoral.

O TRE fornecerá para mesários(as) e equipes de apoio materiais de proteção a serem usados no dia da votação, como máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas; álcool em gel para uso individual na higienização das mãos; álcool 70% para higienização de superfícies (mesas, cadeiras e outros) e objetos (canetas) na seção eleitoral.

Justificativa de ausência às urnas

No dia da eleição

No dia da eleição suplementar, 11/12, eleitores(as) de Baixio que estiverem fora do seu domicílio eleitoral devem justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título.

Após a eleição

Para fazer a justificativa depois do dia da eleição suplementar, o(a) eleitor(a) deverá apresentar documento comprobatório do motivo a ausência (comprovação de viagem, por exemplo). Para o eleitor(a) que está no Brasil, a justificativa pode ser realizada em até 60 dias após o pleito. Já o eleitor(a) que estiver no exterior terá até 30 dias após o retorno ao Brasil para se justificar. Essa justificativa pode ser feita pelo e-Título ou pelo site do TRE.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará