Dos 46 deputados estaduais eleitos, 4 são vereadores de Fortaleza. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE – CE) realizou nesta última sexta-feira (16/12), a solenidade de diplomação dos eleitos no pleito deste ano. Foram diplomados os 22 deputados federais, 46 deputados estaduais, o Governador Elmano Freitas, a Vice-Governadora Jade Romero e o Senador Camilo Santana.

A solenidade foi aberta pelo presidente do TRE, Desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, que agradeceu a todas instituições parceiras, “hoje é um dia de orgulho e alegria para todos nós. Estamos com o sentimento de dever cumprido pois estregamos à população cearense mais uma eleição exitosa e segura”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), eleito deputado estadual com a terceira maior votação da Capital, esse é um novo ciclo que se inicia.

“No 1º de fevereiro vamos estar assumindo esse novo desafio que é trabalhar agora não só por Fortaleza, mas por todo o Estado do Ceará. Eu fico muito feliz, agradeço demais a população cearense pela votação que obtive, é uma grande reponsabilidade que eu carrego e que quero honrar cada voto que me foi confiado. Vou continuar fazendo por Fortaleza e ampliar meu trabalho para todo o Estado. Quero caminhar pelos bairros de Fortaleza e pelo Interior e ver as necessidades que essas pessoas têm com relação aos serviços que o Governo deve oferecer. Quero aproximar o poder público daquelas pessoas que estão precisando dos serviços,” disse.

Larissa Gaspar (PT) acha importante a conquista do mandado como deputada estadual. “Nosso perfil é um mandato atuante, de uma mulher de luta, engajada nos movimentos pelos direitos humanos, na luta por moradia digna, na defesa da natureza, na defesa de políticas para a juventude. Portanto, eu acho que darei uma grande contribuição para fortalecer essas politicas sociais no Governo do Estado já que o governador Elmano tem também esse perfil, vem dos movimentos sociais e tem esse compromisso com o enfrentamento das desigualdades sociais. Também fico feliz porque estarei fortalecendo a bancada feminina que hoje é a maior da história da Assembleia e isso é muito significativo”, frisou

Sargento Reginauro (União Brasil) disse que tem as melhores expectativas para seu mandato na Assembleia, apesar do cenário político adverso. Afirmou que vai continuar numa frente de oposição ao grupo que estará no Executivo Estadual.

“Vamos chegar na Assembleia com uma tarefa de fiscalizar, cobrar e tentar fazer valer a voz do povo dentro do processo legislativo, usando todas nossas prerrogativas. Vamos procurar fazer uma oposição propositiva, séria e inteligente. Estamos abertos ao diálogo com o governador, mas nós estamos em lados opostos com relação as forças políticas que divergem no país inteiro. Nós vamos representar uma parcela da população que quer um estado menos pesado, menos denso, que quer mudanças no rumo da administração”, pontuou.

O deputado que recebeu mais votos no Estado, Carmelo Neto (PL), disse que deixa a Câmara de coração partido.

“Foi minha primeira Casa Legislativa, que me acolheu muito bem, Era o mais novo quando assumi aos 19 anos e agora serei o mais novo na Assembleia também, e isso nos traz responsabilidades grandes, mas eu tenho certeza que com o aprendizado que tive na Câmara, nas discussões, nos embates em plenário e na atuação parlamentar, que é muito além do plenário, temos plenas condições de realizar um bom trabalho. Vou procurar pautar nosso mandato com fiscalizações, uma atuação bem externa, buscando a melhoria de vida da população”, observou.

A Mesa solene foi formada pelo Pleno do TRE que é composta pelo desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto (presidente do TRE-CE); desembargador Raimundo Nonato Silva Santos (Vice-presidente e corregedor do TRE); juiz David Sombra Peixoto; juíza Kamile Moreira Castro; juiz George Marmelstein Lima; Raimundo Deusdeth Rodrigues Junior, Juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho; Samuel Miranda Arruda, procurador Regional Eleitoral do Ceará; Governadora do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho; Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro de Sá Barroso Leitão; presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, desembargador Federal Cid Marconi, representando o presidente do TRF-5ª Região; Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE.

Fonte: CMFor