O senador eleito, Camilo Santana, ao lado do irmão, o fotógrafo Tiago Santana, criador do festival Fotofestival Solar. Foto: Reprodução/Instagram

Iniciou tramitação na Assembleia Legislativa projeto de Lei da governadora Izolda Cela, que autoriza a transferência de recursos financeiros, no valor de R$ 2 miljhões, por meio de patrocínio para a execução do “Fotofestival Solar 2022”, idealizado pelo fotógrafo Tiago Santana, irmão do ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT). Em justificativa, a chefe do Poder Executivo afirma que o evento é considerado uma das principais atrações deste tipo no País.

“O Festival Solar é um expoente da fotografia e das artes visuais no Brasil, com destaque no âmbito internacional, sendo considerado pela crítica como um dos cinco melhores festivais de fotografia do mundo”, justifica. O primeiro festival ocorreu em dezembro de 2018, estando também presente na Bienal Internacional do Livro de 2019.

“A expectativa, com este projeto e , consequentemente, o patrocínio, é que edição do festival deste ano possa projetar o Estado do Ceará como importante referência na linguagem da fotografia, além de garantir aos cearenses direitos culturais por meio da difusão, circulação e acesso às obras artísticas”, diz o texto do Governo.

O projeto autoriza a transferência de recursos pr meio de patrocínio cultural, o valor de R$ 2 milhões para o Instituto da Fotografia, o Ifoto, para a realização do evento “Foto Festival Solar 2022: Festival Internacional de Fotografia no Ceará”. As despesas decorrente da proposta de Lei correrão por conta da dotação orçamentária da Secretaria da Cultura do Estado, a Secult.

O festival é uma idealização do irmão do senador eleito Camilo Santana, o fotógrafo Tiago Santana, que também assina a direção artística do evento, que inicia nesta quarta-feira (07) e se encerra no dia 11.