Durante as eleições, Léo Couto foi destituído da presidência do PSB de Fortaleza por apoiar as candidaturas de Camilo Santana e Elmano de Freitas. Foto: Reprodução/Instagram

Como o Blog do Edison Silva adiantou, o vereador Léo Couto (PSB) não faz mais parte da liderança do Governo Sarto. O parlamentar anunciou, oficialmente, durante sessão plenária, na manhã desta quinta-feira (15), que não há mais sentido de se manter no grupo, visto que alguns desentendimentos com a gestão. O estopim teria sido o projeto da taxa do lixo, que o parlamentar vem se colocando contra desde o início de sua tramitação.

Durante o período eleitoral, Couto resolveu apoiar a candidatura do então candidato ao Senado Camilo Santana e de Elmano de Freitas para o Governo do Estado. O PSB, por outro lado, esteve na coligação que indicou Érika Amorim (PSD) para senadora e Roberto Cláudio (PDT) para governador. Por conta desse posicionamento, o vereador foi destituído da presidência do PSB, e em seu lugar foi colocado Ésio Feitosa (PSB), que foi líder de Roberto Cláudio durante sua gestão.

Mais recentemente, Léo Couto tentou se viabilizar como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, acreditando contar com os apoios de Camilo e Elmano de Freitas. No entanto, com o passar dos dias, e com o candidato eleito Gardel Rolim (PDT) se fortalecendo junto a seus pares na Casa, Couto desistiu da postulação.

Agora, o parlamentar deixa a vice-liderança do Governo na Câmara Municipal por desentendimentos com o prefeito Sarto. O Blog do Edison Silva adiantou esse distanciamento do pessebista, que comunicou sua saída da função na tribuna do Plenário Fausto Arruda. A tendência, no momento, é que o parlamentar atue de forma independente, mas podendo compor com a oposição de esquerda.

Pressão

“Venho muito triste falar na tribuna. Fui surpreendido por alguns amigos que trabalham na Prefeitura de Fortaleza dizendo que tinham sido exonerados de alguns cargos. E, coincidentemente, postaram alguns vídeos meus falando sobre a taxa do lixo. Eu gostaria de mandar um recado: Eu não vou ceder à pressão de quem quer que seja”, disse o parlamentar na tribuna.

“Se for pra sofrer pressão, pode mandar pressão que eu aguento. Porém, acho completamente sem sentido permanecer na vice-liderança dese Governo. Nesse momento, entrego a vice-liderança ao prefeito Sarto, porque não tem o mínimo clima de permanecer. Continuarei votando a favor da população” – (Léo Couto)

Vereadores de esquerda se solidarizaram com Léo Couto e criticaram o que chamaram de “perseguição” contra o parlamentar. Se posicionaram em apoio ao pessebista o petista Guilherme Sampaio e o socialista Gabriel Aguiar (PSOL).