Diplomação dos eleitos no último mês de outubro. Foto: Reprodução

TRE-CE entregou nesta sexta-feira (16/12) os diplomas dos eleitos no último mês de outubro para o Governo do Estado do Ceará, Senado, deputados federais e estaduais. Foi uma solenidade fechada. Um contrassenso. A solenidade de diplomação é um ato meramente dispensável, mas existindo, deve ser festivo, como sempre foram todas nas últimas décadas. É um momento especial para os eleitos, seus familiares e amigos.

Ademais, no Ceará, não há qualquer sinal de insubordinação da parte dos derrotados no último pleito, como acontece no cenário nacional, em relação ao presidente da República, que justifique tal medida da Justiça Eleitoral.

Teria sido muito bom que nenhum dos eleitos fosse a esse evento. Repito, ele é dispensável. A qualquer momento, antes da posse, os eleitos podem ir ao setor competente da Justiça Eleitoral e, comprovando que é realmente o eleito, receber o tal diploma que apresentará no ato de sua posse na Assembleia Legislativa, no caso do governador eleito Elmano de Freitas da Costa, da vice-go0vernadora eleita Jade Afonso Romero e os 46 deputados estaduais, enquanto o senador eleito Camilo Sobreira Santana e os 22 deputados federais eleitos apresentarão seus diplomas no Congresso Nacional. Repito. Seria muito bom que os eleitos não tivessem ido a esse evento programado pela Justiça Eleitoral.

RELAÇÃO DO GOVERNADOR/ SENADOR

governador/ senador

RELAÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS

 

 

RELAÇÃO DOS DEPUTADOS ESTADUAISdeputados estaduais
deputados federais