A eleição suplementar de Baixio teve 22,97% de abstenção. Também houve 125 votos brancos (2,9%) e 106 votos nulos (2,46%). Foto: Reprodução/ TRE-CE

Um total de 4.307 eleitoras e eleitores (77,03% do eleitorado apto) foram às urnas em Baixio- CE, no último domingo (11), para escolher novos prefeito e vice-prefeito, cujos mandatos irão até 31 de dezembro de 2024.

Com 67,3% dos votos válidos (2.743 votos), Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira é o novo prefeito do município e Donizete Cavalcante é o vice. Ambos são do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Estavam aptas a votar 5.591 pessoas.

Na suplementar, aproximadamente 170 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral, o que inclui mesários(as), auxiliares de eleição, delegados(as) de prédio, terceirizados(as) e servidores(as) da Zona Eleitoral e de unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), além de policiais militares.

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, acompanhou as eleições presencialmente no município da região Centro-Sul e ressaltou que “a eleição ocorreu em paz, sem grandes intercorrências, de forma que os eleitores puderam escolher com muita tranquilidade seus próximos governantes”.

O desembargador destacou a importância do trabalho da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e da equipe da 92ª Zona Eleitoral, à frente da qual estão o juiz eleitoral Luzinaldo Alves Alexandre da Silva e o chefe de cartório Igor Mariano Figueiredo. “As equipes são muito afinadas, o que só contribuiu para que o andamento do pleito saísse a contento”, declarou o presidente.

Durante todo o dia, não foi necessária troca de urna eletrônica. A apuração dos votos foi realizada no Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral em Ipaumirim, município vizinho a Baixio. A totalização foi concluída às 18h10. Os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem ser acompanhados por meio do site resultados.tse.jus.br e do aplicativo Resultados, disponível gratuitamente na Google Play e na App Store.

Justificativa

Neste domingo, eleitores(as) de Baixio que estavam fora do domicílio eleitoral puderam justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título. A partir desta segunda-feira (12), a justificativa pode ser feita ainda pelo e-Título ou pelo site do TRE-CE. O(A) eleitor(a) deverá apresentar documento comprobatório do motivo a ausência (comprovação de viagem, por exemplo). Para quem está no Brasil, a justificativa pode ser realizada em até 60 dias após o pleito. Já quem estiver no exterior terá até 30 dias após o retorno ao Brasil para se justificar.

Diplomação e posse

Segundo a Resolução TRE-CE nº 912/2022, que fixou a data e aprovou instruções para a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Baixio, o juiz da 92ª Zona Eleitoral diplomará os(as) eleitos(as) até o prazo-limite do dia 30 de dezembro de 2022. Cabe à Câmara Municipal daquele município definir a data da posse dos eleitos.

Equipes de prontidão

No pleito deste domingo, além dos(as) colaboradores(as) que contribuíram presencialmente na 92ª ZE, algumas unidades do TRE-CE que atuam na logística do processo eleitoral ficaram de prontidão na sede do Tribunal. Os(as) servidores(as) acompanharam e deram suporte à Zona de forma remota.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará