Para Romeu Aldigueri, as mudanças foram necessárias, visto que o documento anterior passou três décadas sem mudanças. Foto: ALCE

Os deputados da Assembleia Legislativa provaram, durante a sessão plenária desta quarta-feira (14), o projeto de resolução da Mesa Diretora que trata da atualização do Regimento Interno da Casa para a próxima Legislatura. O documento conta com quase 400 artigos e recebeu emendas dos deputados Renato Roseno (PSOL), Érika Amorim (PSD) e Drª Silvana (PL).

A comissão de Reforma e Atualização do Regimento Interno aprovou, por unanimidade, ainda no mês de julho,  o relatório final apresentado pelo relator do colegiado, o deputado Romeu Aldigueri (PDT). O texto seguiu para Mesa Diretora e apreciação do plenário da Casa, o que aconteceu nesta quarta-feira.

Durante o processo de discussão do texto, as reuniões presenciais foram adiadas por causa da pandemia da Covid-19 e o colegiado optou por retomar os trabalhos somente quando fosse possível realizar os encontros. Esse contexto, fez com que o texto fosse atualizado para garantir a realização de trabalhos durante situações de calamidade.

Para Romeu Aldigueri, as mudanças foram necessárias, visto que o documento anterior passou três décadas sem mudanças. Com os trabalhos iniciados em abril de 2019, a comissão realizou reuniões ao longo daquele ano e, em 2020, teve que interromper os trabalhos presenciais, por conta da pandemia da Covid-19. Os encontros presenciais só foram retomados em maio de 2021.