Os atendimentos ocorrem de forma online, através do Título Net, ou presencialmente em unidade da Justiça Eleitoral. Foto: Reprodução/Internet

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará informa que foram retomados, nesta terça-feira, 8/11, os serviços de atendimento ao eleitor. O cadastro eleitoral estava fechado desde o dia 4 de maio, para preparação das Eleições 2022.

Com a retomada, eleitores e eleitoras já podem solicitar alistamento (primeiro título); mudança de município (transferência); alteração de dados pessoais, de local de votação na mesma cidade e regularização de inscrição cancelada (revisão). Os atendimentos ocorrem de forma online, através do Título Net, ou presencialmente em unidade da Justiça Eleitoral.

Atendimento presencial

Quem desejar pode procurar atendimento presencial em uma unidade da Justiça Eleitoral. Para maior comodidade, os cartórios eleitorais realizam atendimento por agendamento, que pode ser feito pelo Disque Eleitor 148 (de segunda a sexta-feira, das 7 às 14h) ou no site do TRE-CE.

Uma novidade é que, a partir do dia 16/11, a população de Fortaleza terá duas opções de locais para atendimento. Além da Central na Praia de Iracema, a nova sede do TRE-CE vai oferecer mesmos serviços dos demais locais do estado. O prédio está situado na Rua Dr. Pontes Neto, 800, no bairro Luciano Cavalcante. Destaca-se que, para atendimento em Fortaleza, é necessário o agendamento no Disque Eleitor ou site do Tribunal. 

Título Net

Mesmo com a retomada do atendimento presencial, o Sistema Título Net seguirá à disposição da população. Pela internet e sem sair de casa, é possível regularizar a situação eleitoral.

Após o preenchimento da solicitação, é gerado protocolo para acompanhamento. Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o TSE para validação.

Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar a página do Título Net, no portal do TRE-CE. Após aprovada a solicitação, é possível imprimir o título de casa através do Autoatendimento do eleitor no site do TRE.

Biometria

Neste primeiro momento, não haverá coleta biométrica no estado do Ceará. Apenas o Distrito Federal está realizando o procedimento. As demais unidades federativas seguirão um cronograma a ser divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Assim, as pessoas que comparecerem, neste período, a uma unidade da Justiça Eleitoral cearense ainda não poderão cadastrar a biometria. Quando o cadastramento for retomado no estado, quem não tiver o cadastro biométrico deverá comparecer a um cartório para realização do procedimento.

Novos locais de votação

A 1ª Zona Eleitoral informa que abriu novos seis novos locais de votação. A criação destes locais foi realizada pelo cartório a fim de dar mais alternativas à população e aliviar alguns locais que já estavam com muitas pessoas. Outras novas alocações estão sendo estudadas pela equipe da 1a Zona com vistas às eleições de 2024.

Abaixo, estão relacionadas as novas opções disponíveis ao eleitorado da 1ª Zona:

  • COLÉGIO KENNEDY (Av. Engenheiro Santana Junior, 58 – Papicu)
  • UFFEC – UNIÃO DOS FUNC. FAZENDÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ (Rua Frei Mansueto, 106- Meireles)
  • EEFM HELENITA MOTA (Rua Amâncio Filomeno, 720- Cais do Porto)
  • UNINTA – FACULDADE UNINTA FORTALEZA ( Rua Vilebaldo Aguiar, 133, Cocó )
  • COLÔNIA MUNICIPAL – COLÔNIA Z-8  (Rua Manoel Jesuíno, 370- Mucuripe)
  • ESCOLA DE GASTRONOMIA SOCIAL IVENS DIAS BRANCO (Rua Manoel Dias Branco, 80- Cais do Porto)

Fonte: TRE-CE