A recomendação se deve ao aumento do números de casos da Covid-19. Foto: Reprodução/ Mateus Dantas

Com o aumento de registros de casos da nova variante da COVID-19, Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado, recomendaram o retorno do uso de máscaras em locais fechados e com aglomerações.

Foi solicitado ainda que as pessoas possam completar o ciclo vacinal contra a COVID-19.

No Executivo Estadual, a decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, onde destaca que apesar de não haver pressão sobre a rede assistencial no Ceará, o momento é de avaliar continuamente o cenário.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, através do Decreto Nº 35.019.

Através de suas redes sociais, a governadora Izolda Cela pontuou que apesar do aumento do número de casos da COVID -19 no Estado, ainda não existe registro do aumento do número de internações e mortes pela doença.

”Diante do cenário, que exige muita prudência, o Comitê recomenda o uso de máscaras em locais fechados e de aglomeração, como nos transportes coletivos, assim como maior atenção para as pessoas que possuem alguma comorbidade”, disse a governadora.

Já a Prefeitura de Fortaleza publicou em seu Diário Oficial o Decreto Nº 17.458, destacando a necessidade do uso da máscara devido o aumento da positividade da doença e pontua que vai se manter atenta no acompanhamento de novos dados sobre a doença. A decisão foi tomada pelo comitê estratégico encarregado pelas medidas de controle da COVID-19.

O decreto ressalta que as medidas seguem até o dia 4 de dezembro de 2022, onde recomenda o uso de máscara de proteção no transporte público e seus locais de acesso, em espaços fechados ou com aglomeração. Enfatiza o uso de máscaras em qualquer ambiente, por idosos, gestantes, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais. Permanece obrigatório o uso da máscara de proteção nos equipamentos de saúde, tais como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicas, postos de saúde e UPAs.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza