Nome de Gardel Rolim para disputar a presidência da Casa foi trabalhado junto ao atual presidente da Câmara Antônio Henrique. Foto: Reprodução/Instagram

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), a maior força partidária na Câmara Municipal de Fortaleza, decidiu que o líder do Governo na Casa, o vereador Gardel Rolim, será o nome que irá se apresentar como candidato à presidência do Legislativo da Capital cearense pelos próximos dois anos. Assim como é atualmente, a sigla quer ainda indicar outro pedetista como vice, bem como outro representante da sigla para compor a próxima Mesa Diretora.

O nome de Gardel Rolim para a presidência da Câmara vem sendo trabalhado já há algum tempo, e contou com o apoio do atual presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), eleito deputado estadual no pleito deste ano, e que deve atuar para tentar compor uma chapa única, abrangendo os principais partidos do Legislativo, respeitando a proporcionalidade partidária sem que que possível. Além do nome do líder do Governo, também foram indicados Paulo Martins (PDT) para a vice-presidência e Renan Colares para outra vaga na Mesa.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, na composição da Mesa Diretora, será assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Câmara Municipal de Fortaleza, e a proporcionalidade entre os parlamentares dos sexos masculino e feminino.

Como consta no documento que rege o funcionamento da Casa, para os fins do cálculo de proporcionalidade partidária, “será considerado o número de candidatos eleitos pela respectiva agremiação, na conformidade do resultado final das eleições proclamado pela Justiça Eleitoral, desconsideradas as mudanças de filiação posteriores a esse ato”.

O nome de Gardel foi escolhido pela maioria do PDT, mas não contou com o apoio, por exemplo, da vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT). De acordo com o resultado das eleições de 2020, o PDT elegeu 10 vereadores, enquanto que o PROS fez cinco nomes para a Casa. Cidadania, PSB e PT elegeram três vereadores cada.

Atualmente, o PDT possui três vagas na Mesa Diretora, tendo Antônio Henrique como presidente, Adail Júnior na 1ª vice e Enfermeira Ana Paula na 2ª. Eudes Bringel, do PSB, é o 3º vice, enquanto que Julierme Sena, que foi eleito pelo PROS e atualmente está no União Brasil, é o 1º secretário.

Guilherme Sampaio, do PT, é o 2º secretário e Kátia Rodrigues (Cida) a 3ª. Tia Francisca (PL), José Freire (PSD) e Cônsul do Povo, eleito pelo PSC e atualmente no PSDB, são os suplentes da atual composição da Mesa Diretora.