Elmano ao lado de dirigentes partidários do Ceará que apoiaram sua candidatura ao Governo do Estado. Foto: Divulgação

O governador eleito Elmano de Freitas, do PT, se reuniu na manhã  desta sexta-feira (11) com dirigentes partidários de siglas aliadas para definir prioridades da próxima gestão. De acordo com ele, o combate à fome é um dos principais temas que deve nortear os 100 primeiros dias de seu Governo. O petista também defendeu que o PDT esteja aliado neste debate, mas afirmou que vai defender as decisões nas instâncias particulares da sigla pedetista.

Segundo disse, a expectativa é de montar um conselho, inicialmente, com partidos, mas também quer outro momento para discutir com a sociedade civil. “É importante a gente destacar isso e ouvir os partidos, solicitando que a gente possa ter isso de maneira mais permanentes durante o Governo, para fazer críticas, sugestões ao Governo. É importante ter várias fontes de opiniões de como estamos nos comportando e os partidos têm essas características”.

De acordo com o governador eleito a ideia é fazer uma avaliação dos principais desafios para o futuro Governo, e os partidos sugeriram o que deve ser a prioridade nos 100 primeiros dias de gestão.  Ainda conforme informou Elmano, alguma dicas foram apresentadas pelas lideranças partidárias, mas outras reuniões serão realizadas.

“Os partidos já colocaram como prioridade a necessidade de um grande projeto de combate à fome. Já pedi a alguns partidos a apresentação de propostas de combate à fome, uma proposta dos próximos 100 dias”, disse.

Elmano convidou os partidos que estiveram ao lado de sua candidatura durante as eleições e afirmou não ter convidado o PDT, aliado histórico do PT no Ceará, visto que a sigla ainda tomou uma decisão quanto ao seu futuro Governo. “Primeiros temos que ter respeito com os outros partidos. Cabe a mim respeitar que o partido tenha seu tempo, mas vou continuar dialogando. Quero o PDT na base do Governo, integrando nosso Governo Mas o primeiro ponto é respeitar o tempo do PDT”.

Unidade

Elmano afirmou, ainda, que tem conversado com deputados da Assembleia Legislativa, mas ainda não tem definição do tamanho da futura base governista na Casa. “Temos tempo para conversar. O tema central, para mim, é construir clareza do que apresentamos ao povo cearense. Precisamos preservar o que falamos para o povo cearense. Questões podem ser acrescentadas, alteradas, mas mantendo nosso compromisso”.

Sobre a discussão quanto às emendas da Bancada Cearense, Elmano afirmou que o debate deve ser feito com a governadora Izolda Cela, que é a responsável pela construção do orçamento para o próximo ano. Com relação à visita do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, no Ceará, ele afirmou que há um entendimento do PDT de manutenção da aliança no plano estadual. “Me parece que a unidade é em torno de uma aliança com nosso Governo. Tenho conversado com o senador Cid, com o Camilo e estou animado de que teremos um bom entendimento”.